An­go­la apre­sen­ta can­di­da­tu­ra

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - ÁL­VA­RO ALEXANDRE

An­go­la apre­sen­tou a can­di­da­tu­ra pa­ra al­ber­gar o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no In­di­vi­du­al Ab­so­lu­to de 2018, na ci­da­de de Ma­lan­je, no 88º Con­gres­so Or­di­ná­rio da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Xadrez As­so­ci­a­do (FIDE), que de­cor­re desde se­gun­da-fei­ra até no pró­xi­mo do­min­go, na ci­da­de da An­talya, Re­pú­bli­ca da Turquia. A de­le­ga­ção an­go­la­na é che­fi­a­da por Ti­to Mar­tins, pre­si­den­te da ins­ti­tui­ção, e com­por­ta os vi­ce­pre­si­den­tes José Jun­quei­ra e António As­sis.

A de­le­ga­ção an­go­la­na tem co­mo pre­ten­são con­se­guir acor­dos bi­la­te­rais com as fe­de­ra­ções con­gé­ne­res e as­se­gu­rar apoi­os pa­ra fi­nan­ci­ar pro­jec­tos em car­tei­ra. Ti­to Mar­tins vai ten­tar con­ven­cer a Co­mis­são de Or­ga­ni­za­ção de Even­tos da FIDE pa­ra atri­buir a An­go­la o pró­xi­mo Afri­ca­no.

A de­le­ga­ção an­go­la­na tem co­mo pre­ten­são con­se­guir acor­dos bi­la­te­rais com as fe­de­ra­ções con­gé­ne­res e as­se­gu­rar apoi­os pa­ra fi­nan­ci­ar pro­jec­tos em car­tei­ra

A can­di­da­tu­ra de An­go­la con­cor­re com as de Egip­to e de Marrocos, du­as na­ções com for­te histórico na or­ga­ni­za­ção de even­tos e con­quis­tas.

A es­co­la da ci­da­de de Ma­lan­je me­re­ceu ex­pli­ca­ções do se­cre­tá­rio ge­ral da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Xadrez, Ma­nu­el Pedro. "Te­mos o do­mí­nio de xadrez nos es­ca­lões de for­ma­ção, onde con­se­gui­mos tí­tu­los da FIDE. per­se­gui­mos o de Gran­de Mes­tre (GM), que nos faz tan­ta fal­ta. A or­ga­ni­za­ção da com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal no país pro­por­ci­o­na-nos mais opor­tu­ni­da­de de a con­quis­tar­mos e ter o pri­mei­ro GM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.