PE­TRO­LÍ­FE­RAS E MI­LI­TA­RES EM DU­E­LO DE GI­GAN­TES

Me­lho­res equi­pas de Áfri­ca abrem a no­va épo­ca

Jornal dos Desportos - - PORTADA - JÚ­LIO GAIANO | EM BEN­GUE­LA

Ae­qui­pa sé­ni­or fe­mi­ni­na de andebol do Pe­tro de Luanda ten­ta, ho­je, às 18h00, no pa­vi­lhão prin­ci­pal da Ci­da­de­la Des­por­ti­va, a se­gun­da vitória con­se­cu­ti­va di­an­te da ri­val do 1º de Agosto, em par­ti­da que mar­ca a pri­mei­ra jor­na­da do tor­neio de aber­tu­ra do Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al de Luanda.

Desde 2012, ano em que per­deu a he­ge­mo­nia nas pro­vas na­ci­o­nais, o Pe­tro de Luanda não vence a equi­pa mi­li­tar em du­as par­ti­das seguidas. A úl­ti­ma vez, que am­bas equi­pas se de­fron­ta­ram, ti­nha si­do em finais de Ju­lho pa­ra a Ta­ça de An­go­la, com vitória pa­ra as pe­tro­lí­fe­ras de 19-16. Se vol­tar a ven­cer ho­je, Vi­val­do Eduardo, téc­ni­co tri­co­lor, que­bra um je­jum, nes­ses mol­des, de há cin­co anos.

Ape­sar de ser de iní­cio de épo­ca, o jo­go é aguar­da­do com mui­ta expectativa. Bas­ta dizer que en­vol­ve as du­as me­lho­res equi­pas do con­ti­nen­te afri­ca­no. No meio há uma ri­va­li­da­de que não permite a ne­nhum dos con­ten­do­res con­ce­der fa­ci­li­da­des. As me­ni­nas de uma e de ou­tra equi­pa vão cor­rer e dar es­pec­tá­cu­lo.

Na qua­dra, cada um dos treinadores vai lan­çar o melhor que tem de plan­tel. Nes­te que­si­to, o 1º de Agosto, equi­pa afec­ta às Forças Armadas An­go­la­nas, le­va van­ta­gem por ter nas suas fi­lei­ras atle­tas com mai­or ex­pe­ri­ên­cia com­pe­ti­ti­va.

Aliás, es­ta ex­pe­ri­ên­cia vai ser ain­da mais re­for­ça­da com a rein­te­gra­ção da guar­da-re­des Cristina Bran­co, que, por le­são, não aju­dou a equi­pa mi­li­tar na cam­pa­nha da épo­ca pas­sa­da. Mor­ten Sou­back, téc­ni­co do 1º de Agosto, po­de ain­da ali­nhar Ja­neth Santos, pon­ta-es­quer­da, ex-Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga que re­for­çou o em­ble­ma mi­li­tar nes­te iní­cio de épo­ca, se­gun­do fon­tes pró­xi­mas.

Do la­do pe­tro­lí­fe­ro, pou­cas diferenças po­dem-se no­tar. A equi­pa médica tri­co­lor fa­zia es­for­ços pa­ra re­cu­pe­rar a in­flu­en­te Aze­nai­de Carlos que es­te­ve to­ca­da na úl­ti­ma se­ma­na de preparação pa­ra o clás­si­co.

Nou­tro jo­go, à mes­ma ho­ra, no re­cin­to do RI20, o Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga de­fron­ta o ASA. Re­cor­dar que a Ma­ri­nha de Guer­ra li­de­ra o tor­neio, mer­cê da vi­to­ria por 23-22 so­bre o 1º de Agosto, em jo­go de an­te­ci­pa­ção da ter­cei­ra jor­na­da.

O tor­neio de aber­tu­ra jo­ga-se a du­as mãos e an­te­ce­de a dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al de Luanda.

Pe­tro de Luanda vol­ta a tes­tar a com­pe­tên­cia do 1º de Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.