PORTUGAL E ARGENTINA GA­RAN­TEM MUNDIAL

Ho­lan­da e Chi­le en­tre as gran­des se­lec­ções que fa­lham a pro­va

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

São já 23 os paí­ses que ga­ran­ti­ram o apu­ra­men­to ao Mundial-2018, dos quais des­ta­cam-se o cam­peão eu­ro­peu Portugal e a vi­ce-cam­peã mundial Argentina, que con­se­gui­ram o pas­se no úl­ti­ma jo­go, re­a­li­za­do na ter­ça-fei­ra.

Portugal jun­ta-se as­sim a mais no­ve paí­ses da Eu­ro­pa onde se in­clui a Rús­sia, o or­ga­ni­za­dor da pro­va.

Da zo­na eu­ro­peia se­rão ain­da apu­ra­das mais qua­tro se­lec­ções que vão sair do "play off" de apu­ra­men­to, a ser sor­te­a­do no dia 17. Os ca­be­ças-de-sé­rie são a Itá­lia, a Suíça, a Di­na­mar­ca e a Croá­cia, que têm co­mo po­ten­ci­ais ad­ver­sá­ri­os a Ir­lan­da do Nor­te, a Sué­cia, a Re­pú­bli­ca da Ir­lan­da e a Gré­cia.

Em des­ta­que pe­la ne­ga­ti­va está a Ho­lan­da que, de­pois de ter fi­ca­do de fo­ra do Euro-2016, falha tam­bém o Mundial, de­pois de no Bra­sil-2014 con­quis­tar o ter­cei­ro lu­gar e de ter si­do fi­na­lis­ta ven­ci­do no Áfri­ca do Sul 2010.

AMÉ­RI­CA DO SUL

Na Amé­ri­ca do Sul a mai­or surpresa pe­la ne­ga­ti­va veio do la­do do Chi­le, fi­na­lis­ta ven­ci­do da Ta­ça das Con­fe­de­ra­ções-2017 e ven­ce­dor das du­as úl­ti­mas edi­ções da Co­pa Amé­ri­ca, que aca­bou por fi­car fo­ra do Mundial. Es­ta par­te do con­ti­nen­te ame­ri­ca­no po­de ain­da ver mais um país apu­ra­do pa­ra a com­pe­ti­ção ca­so o Pe­ru ven­ça num "playo ff" a du­as mãos a No­va Ze­lân­dia, que ven­ceu a zo­na da Oceâ­nia. Quan­to às qua­tro se­lec­ções apu­ra­das de for­ma di­rec­ta não hou­ve gran­des sur­pre­sas e, com mai­or ou menor di­fi­cul­da­de o Bra­sil, o Uru­guai, a Argentina e a Colôm­bia ga­ran­ti­ram o apu­ra­men­to.

AMÉ­RI­CA DO NOR­TE

Al­gu­mas sur­pre­sas acon­te­ce­ram tam­bém na Amé­ri­ca do Nor­te, com os Estados Unidos, presença as­sí­dua em Mun­di­ais, a fa­lhar a presença no Rús­sia 2018. Deu as­sim lu­gar ao es­tre­an­te Pa­na­má, que ga­ran­tiu o apu­ra­men­to na úl­ti­ma jor­na­da fru­to da der­ro­ta dos nor­te-ame­ri­ca­nos.

Ain­da com hi­pó­te­se de apu­ra­men­to estão as Hon­du­ras, ca­so ven­çam o "play off" fren­te à Austrália.

ÁSIA

Na zo­na asiá­ti­ca está tu­do de­ci­di­do há já algum tem­po ten­do ga­ran­ti­do o apu­ra­men­to o Irão, o Ja­pão, a Co­reia do Sul e a Ará­bia Sau­di­ta.

Fal­tam ain­da tam­bém apu­rar três se­lec­ções de Áfri­ca sen­do cer­to que o cam­peão afri­ca­no, os Ca­ma­rões, não vão es­tar pre­sen­tes no Mundial.

As res­tan­tes se­lec­ções afri­ca­nas que vão es­tar pre­sen­tes na Rús­sia-2018 vão ser co­nhe­ci­das em Novembro.

APU­RA­DAS:

Eu­ro­pa: Rús­sia (país or­ga­ni­za­dor), Ale­ma­nha, Es­pa­nha, In­gla­ter­ra, Sér­via, Bél­gi­ca, Is­lân­dia, Po­ló­nia, Fran­ça e Portugal. Ásia: Irão, Ja­pão, Co­reia do Sul e Ará­bia Sau­di­ta. Áfri­ca: Egip­to e Ni­gé­ria. Amé­ri­ca do Nor­te, Cen­tral e Caraíbas: México, Cos­ta Ri­ca e Pa­na­má. Amé­ri­ca do Sul: Bra­sil, Uru­guai, Argentina e Colôm­bia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.