Vi­tó­ria do Bié apos­ta na for­ma­ção

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - JOÃO CHAVES_ NO CUITO

A di­rec­ção da Vi­tó­ria Atlé­ti­co Clu­be do Bié vai re­for­çar a apos­ta nos es­ca­lões de for­ma­ção, vi­san­do a cons­tru­ção de uma equi­pa prin­ci­pal de fu­te­bol for­te, pa­ra fa­zer fa­ce as com­pe­ti­ções fu­tu­ras, sou­be o Jornal dos Des­por­tos do pre­si­den­te de di­rec­ção do clu­be, Jo­a­quim Al­fre­do.

A equi­pa de fu­te­bol do Vi­tó­ria Atlé­ti­co dei­xou de com­pe­tir no es­ca­lão de sé­ni­or em 1990, na al­tu­ra ex­tin­guiu a equi­pa a apos­ta da di­rec­ção re­caiu pa­ra a cri­a­ção de uma es­co­la de for­ma­ção com 200 jo­ga­do­res, nos es­ca­lões de ini­ci­a­dos, ju­ve­nis e ju­ni­o­res. Esta épo­ca, de­pois de 26 anos sem com­pe­tir nu­ma pro­va sob a égi­de da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF), os "vi­to­ri­a­nos" dis­pu­ta­ram o Zo­nal de Apu­ra­men­to ao Girabola Zap 2018, ten­do com­pe­ti­do na sé­rie B ao la­do das for­ma­ções da Casa Mi­li­tar do Cu­an­do Cu­ban­go, que ven­ceu a re­fe­ri­da sé­rie, Fer­ro­viá­rio do Hu­am­bo, Jack­son Gar­cia de Ben­gue­la e Eva­le do Cu­ne­ne.

O Vi­tó­ria Atlé­ti­co do Bié, de acor­do com Jo­a­quim Al­fre­do, pre­ten­de res­ga­tar a mís­ti­ca do pas­sa­do, pois era con­si­de­ra­do o vi­vei­ro do fu­te­bol nes­ta re­gião do cen­tro do país, an­tes da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal.

A equi­pa prin­ci­pal par­ti­ci­pou na pri­mei­ra edi­ção do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da Pri­mei­ra Di­vi­são, Girabola, dis­pu­ta­do em 1979, ten­do des­ci­do de di­vi­são no mes­mo ano.

“Va­mos lu­tar pa­ra res­ga­tar es­se es­ta­tu­to. Du­ran­te a dé­ca­da de 80 (do Sé­cu­lo pas­sa­do), o nos­so clu­be par­ti­ci­pa­va em to­das as com­pe­ti­ções re­a­li­za­das pe­la Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol, prin­ci­pal­men­te nos cam­pe­o­na­tos na­ci­o­nais de ju­ve­nis, ju­ni­o­res e no Zo­nal de Apu­ra­men­to ao Girabola e sem­pre con­se­gui­mos re­pre­sen­tar com dig­ni­da­de o no­me do clu­be e da pro­vín­cia (Bié)”, su­bli­nhou.

JOSÉ SO­A­RES| EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.