Pré­mio “Pa­lan­cas Ne­gras” ani­ma agen­tes des­por­ti­vos

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL -

Agen­tes des­por­ti­vos na­ci­o­nais ma­ni­fes­tam-se re­go­zi­ja­dos com a ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção do pré­mio "Pa­lan­cas Ne­gras", em fu­te­bol, que vi­sa a pro­mo­ção e a va­lo­ri­za­ção dos fa­ze­do­res da mo­da­li­da­de.

Ao in­ter­vi­rem no ac­to de lan­ça­men­to do pré­mio da ini­ci­a­ti­va da fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF), quar­ta-feira úl­ti­ma, na Ga­le­ria dos Des­por­tos, no Com­ple­xo da Ci­da­de­la, os di­ri­gen­tes, trei­na­do­res e an­ti­gos pra­ti­can­tes fo­ram unâ­ni­mes em re­co­nhe­cer o es­tí­mu­lo aos con­tem­pla­dos, que mui­to fa­zem em prol da dis­ci­pli­na.

O pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de An­de­bol, Pe­dro Go­di­nho, por exem­plo, re­fe­riu que ac­tos do gé­ne­ro cons­ti­tu­em uma mais-va­lia e in­cen­ti­vo aos en­vol­vi­dos no fu­te­bol e no des­por­to.

O lí­der da gi­nás­ti­ca, Au­xí­lio Jacob, em re­pre­sen­ta­ção do Comité Olím­pi­co An­go­la­no (COA), de­fen­deu a ne­ces­si­da­de de en­tre­ga de mon­tan­tes fi­nan­cei­ros aos pre­mi­a­dos, bem co­mo a re­a­li­za­ção anu­al do ac­to em ou­tras pro­vín­ci­as do país.

Po­si­ções idên­ti­cas também fo­ram ex­pres­sas pe­los pre­si­den­tes dos clu­bes Pe­tro de Lu­an­da, To­más Fa­ria, e do Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, Pai­xão Jú­ni­or.

Ro­gé­rio Silva, an­ti­go pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Xadrez e do COA, o ra­di­a­lis­ta Car­los Pa­ca­vi­ra, en­tre ou­tros, que con­tri­buí­ram com al­gu­mas pro­pos­tas so­bre os cri­té­ri­os de atri­bui­ção, também elo­gi­a­ram a ini­ci­a­ti­va da FAF.

So­bre o pré­mio, cu­jo even­to da pri­mei­ra edi­ção acon­te­ce no dia 16 de Dezembro, no Cen­tro de Con­ven­ções de Be­las, na ca­pi­tal do país, vi­sa dis­tin­guir agen­tes e ins­ti­tui­ções, que se des­ta­cam ao lon­go das épo­cas des­por­ti­vas no país. No fi­nal da pre­sen­te tem­po­ra­da des­por­ti­va se­rão atri­buí­dos du­ran­te uma ga­la pré­mi­os em 23 ca­te­go­ri­as, com des­ta­que pa­ra o ga­lar­dão car­rei­ra e uma men­ção hon­ro­sa pa­ra um pro­jec­to de ca­rác­ter so­ci­al na área des­por­ti­va.

Tem co­mo ob­jec­ti­vo a pro­mo­ção dos di­ver­sos agen­tes e a va­lo­ri­za­ção do fu­te­bol na­ci­o­nal. A ini­ci­a­ti­va do or­ga­nis­mo rei­tor do fu­te­bol na­ci­o­nal ser­ve também pa­ra ho­me­na­ge­ar as pes­so­as que têm fei­to a his­tó­ria do des­por­to na­ci­o­nal.

No ac­to, aos con­tem­pla­dos se­rão en­tre­gues tro­féus. Os ven­ce­do­res po­de­rão ain­da re­ce­ber ou­tros pré­mi­os em bens ou va­lo­res, ca­so es­tes exis­tam ou se­jam dis­po­ni­bi­li­za­dos por pa­tro­ci­na­do­res e par­cei­ros.

A edi­ção 2017 também pro­mo­ve o Cen­tro His­tó­ri­co e Cultural da an­ti­ga ci­da­de de Mban­za Kon­go, pro­mo­vi­do a património da hu­ma­ni­da­de pe­la UNESCO. Em ca­da ano mu­da­rá de te­má­ti­ca.

Além de ac­ções iso­la­das, co­mo a da Rá­dio 5, que dis­tin­gue os me­lho­res do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da Pri­mei­ra Di­vi­são (Girabola Zap), esta é pi­o­nei­ra do ór­gão rei­tor da mo­da­li­da­de.

JOSÉ SO­A­RES

Executivo de Ar­tur Almeida e Silva pro­mo­ve pri­mei­ra ga­la em Dezembro pró­xi­mo no Cen­tro de Con­ven­ções de Be­las em Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.