Lu­so Jor­ge Pina re­ce­be dis­tin­ção

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

O atle­ta pa­ra­lím­pi­co por­tu­guês Jor­ge Pina, fun­da­dor de uma as­so­ci­a­ção e de uma es­co­la de atletismo adap­ta­do, foi distinguido pe­la Co­mis­são Eu­ro­peia com o pré­mio Lo­cal He­ro, pelo tra­ba­lho realizado na área da pro­mo­ção da prá­ti­ca des­por­ti­va.

Jor­ge Pina, que re­ce­beu o ga­lar­dão em Mar­se­lha, foi es­co­lhi­do en­tre 70 can­di­da­tos ao pré­mio, atri­buí­do no âm­bi­to de Se­ma­na Eu­ro­peia do Des­por­to 2017.

O pré­mio, que pe­la pri­mei­ra vez dis­tin­guiu um por­tu­guês, vi­sa re­co­nhe­cer um in­di­ví­duo que tra­ba­lha de for­ma con­sis­ten­te na pro­mo­ção do des­por­to e da ac­ti­vi­da­de fí­si­ca na sua co­mu­ni­da­de.

Na ce­ri­mó­nia de atri­bui­ção do pré­mio, Jor­ge Pina, de­fi­ci­en­te vi­su­al des­de 2004, de­di­cou-o a todos os jo­vens que acre­di­tam no des­por­to. “Ape­sar de ser ce­go, apren­di a ver me­lhor de ou­tras for­mas, tal co­mo o Prin­ci­pe­zi­nho, de Saint-Exu­péry, pas­sei a con­se­guir ver atra­vés do co­ra­ção, e é com gra­ti­dão e re­co­nhe­ci­men­to que re­ce­bo es­te pré­mio, que é também de todos os jo­vens que acre­di­tam no des­por­to e na­qui­lo que mo­des­ta­men­te te­nho po­di­do con­tri­buir pa­ra que atra­vés do des­por­to se­jam mais fe­li­zes”, dis­se o atle­ta, ci­ta­do pe­la sua as­ses­so­ria de im­pren­sa.

Jor­ge Pina, que em 2011 cri­ou a as­so­ci­a­ção com o seu no­me – que de­sen­vol­ve vá­ri­os pro­jec­tos so­ci­ais - e em 2015 uma es­co­la de atletismo adap­ta­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.