MALANJE VI­RA CEN­TRO DE AL­TO REN­DI­MEN­TO

Jornal dos Desportos - - PORTADA - VENÂNCIO VICTOR | MALANJE

A pro­vín­cia de Malanje vai trans­for­mar-se a par­tir dos pró­xi­mos tem­pos, em Cen­tro de Trei­nos de Al­to Ren­di­men­to de gi­nás­ti­ca pa­ra a di­na­mi­za­ção da prá­ti­ca da modalidade, anun­ci­ou na se­gun­da-fei­ra nes­ta ci­da­de, o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Angolana de Gi­nás­ti­ca, Au­xi­lio Ja­cob.

Au­xi­lio Ja­cob pres­tou a in­for­ma­ção no ter­mo de um cur­so di­ri­gi­do a pro­fes­so­res e mo­ni­to­res de Edu­ca­ção Fí­si­ca, que de­cor­reu du­ran­te oi­to di­as em Malanje, que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de 73 do­cen­tes de ins­ti­tui­ções de ensino oriun­dos dos 14 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia.

Au­xi­lio Ja­cob ex­pli­cou no mo­men­to que es­tão a ser en­ce­ta­dos con­tac­tos com a Di­rec­ção pro­vin­ci­al do Des­por­to pa­ra a as­si­na­tu­ra de um me­mo­ran­do es­ta se­ma­na, por al­tu­ra da re­a­li­za­ção do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Gi­nás­ti­ca de 7 a 16 do cor­ren­te em Malanje. As equi­pas par­ti­ci­pan­tes co­me­çam a che­gar ho­je à pro­vín­cia da Pa­lan­ca Ne­gra Gi­gan­te.

O di­ri­gen­te des­por­ti­vo acres­cen­tou que o Cen­tro de Al­to Ren­di­men­to vai con­tri­buir tam­bém pa­ra a for­ma­ção de no­vos va­lo­res, as­sim co­mo a pre­pa­ra­ção de atle­tas que de­vem evo­luir em com­pe­ti­ções na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais, de­sig­na­da­men­te, os Jo­gos Olím­pi­cos de Ja­pão em 2020 e o Cam­pe­o­na­to In­ter­na­ci­o­nal de Gi­nás­ti­ca Rít­mi­ca, pro­va a de­cor­rer em Gui­ma­rães, Por­tu­gal, em Abril de 2018.

O pre­si­den­te fe­de­ra­ti­vo acres­cen­tou que com o re­fe­ri­do cen­tro de gi­nás­ti­ca se pre­ten­de igual­men­te de­sen­vol­ver ou­tras mo­da­li­da­des des­por­ti­vas na re­gião, co­mo o an­de­bol, bas­que­te­bol, vo­lei­bol e a na­ta­ção.

Au­xí­lio Ja­cob re­al­çou que o cen­tro de gi­nás­ti­ca vi­sa con­tri­buir tam­bém pa­ra a cul­tu­ra de exer­cí­cio fí­si­co nas cri­an­ças pa­ra com­ba­ter cer­tos ma­les que afec­tam a so­ci­e­da­de, co­mo o con­su­mo de ál­co­ol, dro­gas, pros­ti­tui­ção in­fan­til, en­tre ou­tros.

" En­tão, va­mos cri­ar as con­di­ções pa­ra que, com o cen­tro de al­to ren­di­men­to, to­dos os ma­les que en­fer­mam os ado­les­cen­tes e jo­vens pos­sam ver o seu tem­po di­mi­nuí­do. As cri­an­ças vão es­tar ocu­pa­das, daí que já es­ta­mos a tra­ba­lhar no dos­si­er com a di­rec­ção da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos pa­ra a as­si­na­tu­ra de um acor­do de aber­tu­ra do Cen­tro em vo­ga”.

Pre­ci­sou que o Cen­tro de Al­to Ren­di­men­to de gi­nás­ti­ca vai ser im­ple­men­ta­do em Malanje, da­das as con­di­ções que reú­ne em ter­mos de in­fra-es­tru­tu­ras des­por­ti­vas, com des­ta­que pa­ra o Pa­vi­lhão Mul­tiu­sos Pa­lan­ca Ne­gra, no bair­ro da Vo­an­va­la, e de ou­tros de apoio ao des­por­to na re­gião.

O vi­ce-go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Malanje pa­ra o sec­tor téc­ni­co e in­fra-es­tru­tu­ras, Ga­bri­el Pon­tes, em re­pre­sen­ta­ção do go­ver­na­dor pro­vin­ci­al, Nor­ber­to dos San­tos, re­fe­riu que o pro­ces­so de re­vi­ta­li­za­ção da ac­ti­vi­da­de de edu­ca­ção fí­si­ca pas­sa a ser um de­sa­fio que con­tri­bui pa­ra uma edu­ca­ção sau­dá­vel no pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no.

Ga­bri­el Pon­tes dis­se que o cur­so, que aca­ba de en­cer­rar, per­mi­tiu do­tar os par­ti­ci­pan­tes de co­nhe­ci­men­tos ci­en­tí­fi­cos, com vis­ta a um me­lhor de­sem­pe­nho das ta­re­fas diá­ri­as, uma vez que a edu­ca­ção fí­si­ca con­tri­bui pa­ra a pre­pa­ra­ção do ho­mem no seu to­do, o que re­quer a ac­tu­a­li­za­ção per­ma­nen­te dos pro­fes­so­res.

“O des­por­to es­co­lar no país es­tá nu­ma fa­se de re­lan­ça­men­to e re­vi­ta­li­za­ção e, por is­so, com a for­ma­ção, faz com que Malanje es­te­ja no mes­mo pa­ta­mar das ou­tras re­giões do país, de­sen­vol­vi­das na ver­ten­te des­por­ti­va”, con­cluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.