CUM­PRIR FORMALIDADE

AN­GO­LA DE­FRON­TA HO­JE A RO­MÉ­NIA

Jornal dos Desportos - - PORTADA - SIL­VA CACUTI

Sem qual­quer pos­si­bi­li­da­de de atin­gir os oi­ta­vos de fi­nal da com­pe­ti­ção, An­go­la jo­ga ho­je, às 18h00, com a Ro­mé­nia a con­tar pa­ra a quar­ta jor­na­da da pri­mei­ra fa­se do Cam­pe­o­na­to do Mun­do de an­de­bol que de­cor­re na Ale­ma­nha. O jo­go é de me­ro cum­pri­men­to for­mal de ca­len­dá­rio.

Ga­nhar ou per­der o jo­go de ho­je às 18h00 di­an­te da Ro­mé­nia po­de ser pou­co re­le­van­te pa­ra as con­tas fi­nais da par­ti­ci­pa­ção da Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or fe­mi­ni­na, na fa­se pre­li­mi­nar do 23º Cam­pe­o­na­to Mun­di­al que de­cor­re na Ale­ma­nha. As Pé­ro­las mos­tra­ram ní­veis com­pe­ti­ti­vos aquém do pa­ten­te­a­do no tor­neio olím­pi­co do Rio de Ja­nei­ro em 2016, em que ven­ceu a Ro­mé­nia por 23-19.

A re­no­va­ção en­ce­ta­da pe­lo se­lec­ci­o­na­dor Mor­ten Sou­bak, ali­a­da a op­ções téc­ni­cas e in­dis­po­ni­bi­li­da­des, re­du­ziu as opor­tu­ni­da­des de An­go­la re­pe­tir o "go­zo" de ven­cer uma se­lec­ção eu­ro­peia com as re­fe­rên­ci­as da Ro­mé­nia.

Bron­ze no Mun­di­al de 2015, a Ro­mé­nia não é le­va­da em con­ta pe­la crí­ti­ca qu­an­to às con­tas fi­nais des­te even­to. Con­tu­do, che­ga à quar­ta jor­na­da com o ró­tu­lo de lí­der e a úni­ca in­ven­cí­vel do gru­po A. Pe­cú­lio idên­ti­co ao da cam­peã do mun­do em tí­tu­lo, a No­ru­e­ga, no gru­po B, e da Rús­sia, no C.

Pa­ra agra­var as pos­si­bi­li­da­des de An­go­la, não in­te­res­sa às ro­me­nas des­fa­ze­rem-se do pri­mei­ro lu­gar. A am­bi­ção é en­con­trar a equi­pa mais frá­gil na fa­se se­guin­te, ou se­ja, não há des­mo­bi­li­za­ção de for­ças ou pou­pan­ça de es­for­ços.

À Se­lec­ção Na­ci­o­nal re­co­men­da-se a mai­or con­cen­tra­ção de­fen­si­va e, no ata­que, Mor­ten Sou­bak de­ve pro­jec­tar uma equi­pa que con­si­ga pas­sar a fas­quia de 25 go­los.

Nos úl­ti­mos oi­to jo­gos dis­pu­ta­dos pe­las Pé­ro­las, in­cluí­do os de pre­pa­ra­ção, ape­nas na par­ti­da vi­to­ri­o­sa por 31-14, di­an­te da Tu­ní­sia, as an­go­la­nas pas­sa­ram de 25 go­los.

Pa­ra tal, a equi­pa téc­ni­ca pre­ci­sa de fa­zer jo­gar a Pi­vot, ge­rir me­lhor a uti­li­za­ção das prin­ci­pais uni­da­des da se­lec­ção na­ci­o­nal, já que não usa o con­tra-ata­que pa­ra es­bo­çar tác­ti­cas de­fen­si­vas pa­ra con­tra­por o con­tra ata­que ad­ver­sá­rio.

Nou­tros jo­gos do gru­po A, re­al­ce pa­ra o jo­go gran­de que fe­cha a jor­na­da en­tre a Es­pa­nha e a Fran­ça. A abrir, a Es­lo­vé­nia de­fron­ta o Pa­ra­guai.

No gru­po B, faz des­ta­que o du­e­lo en­tre a No­ru­e­ga e a Re­pú­bli­ca Che­ca que vai fe­char a jor­na­da. Na aber­tu­ra, a Po­ló­nia de­fron­ta a Hun­gria e na sequên­cia, a Sué­cia jo­ga com a Ar­gen­ti­na.

Ho­je, a pro­va re­gis­ta re­pou­so pa­ra as equi­pas ins­cri­tas nos gru­pos pre­li­mi­na­res C e D.

DE­SEM­PE­NHO OR­GU­LHA TO­TAL

O de­sem­pe­nho da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de an­de­bol sé­ni­or fe­mi­ni­na "Pé­ro­las" no 23 º Cam­pe­o­na­to do Mun­do, que de­cor­re na Ale­ma­nha, es­tá a dei­xar or­gu­lho­sa a di­rec­ção da em­pre­sa pe­tro­lí­fe­ra To­tal e os seus co­la­bo­ra­do­res, se­gun­do Clau­de­te Rocha, as­ses­so­ra de im­pren­sa da­que­la em­pre­sa.

"Rei­te­ra­mos o nos­so or­gu­lho em es­tar sem­pre ao la­do das nos­sas cam­peãs afri­ca­nas e in­sis­ti­mos que o mais im­por­tan­te que a vi­tó­ria é a acei­ta­ção dos de­sa­fi­os, ul­tra­pas­sar os obs­tá­cu­los e cri­ar no­vas me­tas", dis­se.

A To­tal tem um acor­do com a Fe­de­ra­ção Angolana de An­de­bol ao abri­go do qu­al a pe­tro­lí­fe­ra dis­po­ni­bi­li­za apoi­os pa­ra a pre­pa­ra­ção da Se­lec­ção Na­ci­o­nal, nas di­ver­sas com­pe­ti­ções. É com o apoio da To­tal que se pre­pa­rou pa­ra o cam­pe­o­na­to do mun­do. Es­ta par­ce­ria exis­te des­de 2011 e os acor­dos são me­lho­ra­dos ca­da vez mais.

Em Abril do cor­ren­te ano, os acor­dos fo­ram re­no­va­dos até 2020 por Lau­rent Mau­rel, di­rec­tor-ge­ral da pe­tro­lí­fe­ra, e Pe­dro Go­di­nho, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção, pa­ra per­mi­tir a con­ti­nui­da­de de apoio às se­lec­ções fe­mi­ni­nas de ca­de­tes e de ju­ni­o­res.

So­bre o as­sun­to, Clau­de­te Rocha dei­xou cla­ra a mo­ti­va­ção da em­pre­sa: "Em no­me de to­dos os co­la­bo­ra­do­res da To­tal EP An­go­la, rei­te­ra­mos o nos­so apoio in­con­di­ci­o­nal à se­lec­ção de an­de­bol fe­mi­ni­na nes­te Cam­pe­o­na­to do Mun­do, que sur­ge no qua­dro da nos­sa po­lí­ti­ca de res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al".

| AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.