Bo­as pers­pec­tiv

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - PE­DRO FUTA

Min­jud e as Fe­de­ra­ções Na­ci­o­nais apro­vam agen­da de tra­ba­lho

Oa­no de 2018 co­me­çou em gran­de pa­ra o des­por­to an­go­la­no. O en­con­tro en­tre o Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos e as Fe­de­ra­ções na­ci­o­nais, que se re­a­li­zou na ter­ça-fei­ra na Ci­da­de­la Des­por­ti­va, dei­xou bo­as pers­pec­ti­vas. O en­con­tro foi à por­ta fe­cha­da e fo­ram abor­da­das ques­tões re­la­ci­o­na­das com a apre­sen­ta­ção dos Jo­gos da CPLP e da Re­gião 5, a par­ti­ci­pa­ção e or­ga­ni­za­ção de even­tos in­ter­na­ci­o­nais, a ela­bo­ra­ção de pla­nos de de­sen­vol­vi­men­to das mo­da­li­da­des e con­tra­to-pro­gra­ma, fi­li­a­ção nas or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais, pré­mi­os de atle­tas, in­fra-es­tru­tu­ras des­por­ti­vas e apre­sen­ta­ção de re­la­tó­ri­os de ac­ti­vi­da­des des­por­ti­vas e con­tas.

Pa­ra o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Po­lí­ti­ca Des­por­ti­va, Car­los Al­mei­da, o en­con­tro foi po­si­ti­vo.

"O en­con­tro foi po­si­ti­vo na me­di­da em que, das vá­ri­as ma­té­ri­as abor­da­das, foi uma reu­nião em que se bai­xa­ram as ori­en­ta­ções do Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, no sen­ti­do de con­ti­nu­ar a man­ter re­la­ções di­rec­tas e fre­quen­tes com os nos­sos par­cei­ros, as Fe­de­ra­ções", dis­se.

O por­ta-voz do en­con­tro fa­lou so­bre o aler­ta da­da às Fe­de­ra­ções no que to­ca ao uso de in­fra-es­tru­tu­ras: "Aler­ta­mos às Fe­de­ra­ções, que o uso de in­fra-es­tru­tu­ras é uma ques­tão de or­ga­ni­za­ção que ca­re­ce de co­mu­ni­ca­ção an­te­ci­pa­da".

Car­los Al­mei­da ci­tou, a tí­tu­lo de exem­plo, a ca­te­dral dos des­por­tos em An­go­la.

"O Com­ple­xo da Ci­da­de­la é uma ges­tão au­tó­no­ma, ape­sar de ser um or­ga­nis­mo do Mi­nis­té­rio. A in­for­ma­ção de­ve ser fei­ta de mo­do an­te­ci­pa­do pa­ra que não ha­ja cons­tran­gi­men­tos. Fa­la­mos da co­or­de­na­ção que tem de ha­ver en­tre as Fe­de­ra­ções, a fim de se evi­tar o de­sen­ten­di­men­to e per­mi­tir ao Mi­nis­té­rio a dis­po­ni­bi­li­za­ção à tem­po e ho­ras. As se­lec­ções na­ci­o­nais de­vem de­sen­vol­ver o tra­ba­lho sem a in­ter­fe­rên­cia de ou­tras ins­ti­tui­ções", dis­se. O Se­cre­tá­rio de Es­ta­do fa­lou so­bre a pe­ri­o­di­ci­da­de de en­con­tros.

"Es­sas reu­niões se­rão re­a­li­za­das de for­ma pe­rió­di­ca e cons­tan­te. Exis­tem pe­que­nas coi­sas que, às ve­zes, pre­ci­sam ser es­cla­re­ci­das. Daí, a im­por­tân­cia do en­con­tro", fri­sou.

No fi­nal da in­ter­ven­ção, Car­los Al­mei­da fa­lou dos pré­mi­os pa­ra os atle­tas e a obri­ga­ção que as Fe­de­ra­ções têm no que con­cer­ne à apre­sen­ta­ção de con­tas.

"Abor­da­mos um pon­to, que são os pré­mi­os a atri­buir aos atle­tas que par­ti­ci­pam nas com­pe­ti­ções afri­ca­nas, cam­pe­o­na­tos do Mun­do, Jo­gos Olím­pi­cos e Pa­ra­lím­pi­cos. Têm de ser pa­gos, por­que são pré­mi­os por di­rei­to, de acor­do com a lei. É im­pe­ri­o­so que tan­to no pro­gra­ma co­mo no fi­nal de ca­da ac­ti­vi­da­de, as Fe­de­ra­ções apre­sen­tem re­la­tó­ri­os de con­tas pa­ra o Exe­cu­ti­vo fis­ca­li­zar o que são as alo­ca­ções atri­buí­das", afir­mou.

O en­con­tro re­a­li­zou-se na Galeria dos Des­por­tos e te­ve a pre­sen­ça de 19 Fe­de­ra­ções, das quais 12 es­ta­vam re­pre­sen­ta­das pe­los seus pre­si­den­tes e ou­tras pe­los vi­ce-pre­si­den­tes (6) e um Se­cre­tá­rio Ge­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.