São Sil­ves­tre po­de man­ter ran­king

Da AIMS apon­tam a pre­sen­ça de par­ti­ci­pan­tes es­tran­gei­ros

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - SIL­VA CACUTI

Atra­di­ci­o­nal cor­ri­da de fim-de-ano, a São Sil­ves­tre de Lu­an­da, po­de man­ter-se no ran­king da As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Ma­ra­to­nas e Cor­ri­das de Rua (AIMS, na si­gla in­gle­sa) e da As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Fe­de­ra­ções de Atletismo (IAAF), ape­sar de não con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de cor­re­do­res in­ter­na­ci­o­nais. O op­ti­mis­mo foi ma­ni­fes­ta­do pe­lo pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atletismo, Ber­nar­do João.

Con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de cor­re­do­res in­ter­na­ci­o­nais e a par da cer­ti­fi­ca­ção do per­cur­so por um agri­men­sor da IAAF são re­qui­si­tos pa­ra que a pro­va se man­te­nha nos anais da­que­las ins­ti­tui­ções in­ter­na­ci­o­nais.

A or­ga­ni­za­ção da 62ª edi­ção da cor­ri­da trou­xe a Lu­an­da um agri­men­sor que tra­ba­lhou na cer­ti­fi­ca­ção do per­cur­so, va­li­dou os as­pec­tos téc­ni­cos da pro­va e de­ve apre­sen­tar à IAAF e a AIMS o re­la­tó­rio so­bre a cor­ri­da.

"Es­ta­mos a aguar­dar. Em prin­cí­pio, não há na­da que pe­ri­gue a ma­nu­ten­ção da cor­ri­da no ran­king des­sas ins­ti­tui­ções. Es­ta­mos à von­ta­de”, fri­sou.

“Sa­be­mos que o agri­men­sor es­te­ve cá na cor­ri­da, va­li­dou to­dos os prin­cí­pi­os que re­gem as cor­ri­das do gé­ne­ro, apro­vou-o e até elo­gi­ou os as­pec­tos co­mo a par­ti­da bem or­ga­ni­za­da”, dis­se.

So­bre a au­sên­cia de cor­re­do­res in­ter­na­ci­o­nais, Ber­nar­do João re­fe­riu que o agri­men­sor tam­bém é tes­te­mu­nha das di­li­gên­ci­as fei­tas pe­la or­ga­ni­za­ção da cor­ri­da pa­ra os tra­zer.

"En­de­re­çá­mos con­vi­tes à re­gião. Mo­çam­bi­que ale­gou a fal­ta de ver­ba pa­ra o trans­por­te de atle­tas. A Na­mí­bia, in­clu­si­ve, deu-nos dois no­mes de atle­tas, po­rém, foi uma sur­pre­sa pa­ra nós a Na­mí­bia e a Áfri­ca do Sul não apa­re­ce­ram”, ma­ni­fes­tou.

A Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atletismo paga re­gu­lar­men­te uma quo­ta pe­la fi­li­a­ção na­que­les or­ga­nis­mos. A São Sil­ves­tre de Lu­an­da cons­ta dos ran­kings da AIMS e IAAF des­de 2011.

A 31 de De­zem­bro de 2017 foi dis­pu­ta­da a 62ª edi­ção da cor­ri­da com cer­ca de 1700 cor­re­do­res an­go­la­nos.

Si­mão Ma­nu­el, atleta do 1º de Agos­to, sa­grou-se ven­ce­dor ao cro­no­me­trar 31min29s e ba­teu no "sprint" Alexandre João, do In­ter­clu­be (31min35s).

Da­vid Eli­as, tam­bém do In­ter­clu­be, com­ple­tou o pó­dio. Na quar­ta e quin­ta po­si­ções fi­ca­ram Ave­li­no San­gaha­la e Mi­guel Mo­ta, afec­tos ao 1º de Agos­to.

No sec­tor fe­mi­ni­no, Ade­lai­de Machado do In­ter­clu­be, re­va­li­dou a con­quis­ta de for­ma fol­ga­da com o tem­po de 36min34s. Luciana Vi­en­go, tam­bém do In­ter­clu­be, foi a se­gun­da clas­si­fi­ca­da e Jo­se­fi­na Bap­tis­ta fe­chou o pó­dio.

As atle­tas po­pu­la­res Se­ve­ri­na Chi­la­la e Ma­ria Can­de­la que­da­ram-se nas po­si­ções sub­se­quen­tes.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pro­va an­go­la­na da São Sil­ves­tre aguar­da re­sul­ta­do do re­la­tó­rio do agri­men­sor cre­den­ci­a­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.