PHI­LIP­PE COU­TI­NHO SA­TIS­FEI­TO COM A TRANS­FE­RÊN­CIA PA­RA O BAR­ÇA

Bra­si­lei­ro já te­ve pri­mei­ro con­tac­to com os de­mais jo­ga­do­res da equi­pa blau­gra­na

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

Es­tar num dos mai­o­res clu­bes do mun­do, bri­lhar on­de ou­tros bra­si­lei­ros bri­lha­ram, mo­rar nu­ma ci­da­de de cli­ma agra­dá­vel e ter um bom sa­lá­rio, tu­do pe­sou na de­ci­são de Phi­lip­pe Cou­ti­nho pa­ra tro­car o Li­ver­po­ol pe­lo Bar­ce­lo­na. O mé­dio -ata­can­te bra­si­lei­ro não es­con­deu, que ou­tro fac­tor tam­bém o in­flu­en­ci­ou, e mui­to, que foi es­tar ao la­do de Li­o­nel Mes­si.

" Sa­ber que vou ter a oportunidade de jo­gar, con­vi­ver com ele, é in­crí­vel pa­ra mim, é uma honra mui­to gran­de. Is­so, tam­bém é uma das coi­sas que pe­sam mui­to, por­que quan­do vo­cê pen­sa ‘te­nho a oportunidade de jo­gar com o Mes­si’, não são to­dos que a têm. Es­tou mui­to fe­liz de es­tar aqui, e ter es­sa oportunidade de co­nhe­cê-lo – dis­se Phil­li­pe Cou­ti­nho, em en­tre­vis­ta ao ca­nal ofi­ci­al do Bar­ce­lo­na.

Na ter­ça-fei­ra, o jo­ga­dor de con­tra­ta­ção mais ca­ra da his­tó­ria do Bar­ça te­ve o seu pri­mei­ro con­tac­to com os de­mais jo­ga­do­res do clu­be. Ele re­ce­beu as bo­as-vin­das do téc­ni­co Er­nes­to Val­ver­de e de al­guns com­pa­nhei­ros, co­mo Luis Suá­rez, com qu­em jo­gou no Li­ver­po­ol en­tre 2013 e 2014, Piqué, Ini­es­ta e Pau­li­nho. Na equi­pa ca­ta­lã, Cou­ti­nho diz que es­tá cer­ca­do de ins­pi­ra­ções. E, mes­mo que enal­te­ça o pa­pel de Mes­si, faz ques­tão de ci­tar ou­tro ído­lo do clu­be: Ro­nal­di­nho.

" É di­fí­cil com­pa­rar com um ído­lo. Com cer­te­za, o Ro­nal­di­nho é um gran­de ído­lo meu, e de mui­ta gen­te aqui, de mui­tos dos fãs do Bar­ce­lo­na. Ele mar­cou uma épo­ca, se eu re­pe­tir um pou­co da sua his­tó­ria de su­ces­so, vai ser in­crí­vel. Sei que te­nho de tra­ba­lhar mui­to pa­ra is­so, e é o que vou fa­zer – res­sal­tou.

Cou­ti­nho tam­bém lem­brou com ca­ri­nho o seu clu­be de ori­gem, o Vas­co. O jo­ga­dor, de 25 anos, es­te­ve no Cruz -Mal­ti­no por 10 anos, jo­gou lá até os 18 anos, quan­do foi pa­ra o In­ter de Mi­lão, em 2010. Ele dis­se es­tar fe­liz por ver que a equi­pa vao ter um bom re­gres­so com a sua ida pa­ra o Bar­ce­lo­na. A trans­fe­rên­cia do bra­si­lei­ro ren­de tam­bém mi­lhões ao Vas­co, que tem di­rei­to a 2,5 por cen­to do va­lor to­tal por ser o clu­be for­ma­dor.

" Fi­co fe­liz, pri­mei­ra­men­te, pe­lo ca­ri­nho que os adep­tos do Vas­co têm por mim, e ima­gi­no que mui­tos es­te­jam fe­li­zes com a mi­nha vin­da, por­que sa­bem o quan­to eu que­ria is­so. E, cla­ro, sa­ber que de re­pen­te es­sa trans­fe­rên­cia po­de ter aju­da­do a eles, fi­co fe­liz tam­bém, por­que é um clu­be que me cri­ou que me deu tu­do du­ran­te mui­tos anos, vi­vi 10 anos des­de quan­do che­guei. Deu-me os es­tu­dos e edu­ca­ção, fi­co fe­liz por po­der re­tri­buir de al­gu­ma for­ma.

Phi­lip­pe Cou­ti­nho es­tá a re­cu­pe­rar de le­são na co­xa di­rei­ta, le­va 20 dias pa­ra fi­car em con­di­ções pa­ra a es­treia na equi­pa ca­ta­lã. A pre­vi­são, é que o bra­si­lei­ro pos­sa jo­gar o dér­bi com o Es­panyol, no dia 4 de Fe­ve­rei­ro, pa­ra a 22ª jor­na­da do Cam­pe­o­na­to Es­pa­nhol.

Phi­lip­pe Cou­ti­nho es­tá a re­cu­pe­rar de le­são na co­xa di­rei­ta, le­va 20 dias pa­ra fi­car em con­di­ções pa­ra a es­treia na equi­pa ca­ta­lã. A pre­vi­são, é que o bra­si­lei­ro pos­sa jo­gar o dér­bi com o Es­panyol, no dia 4 de Fe­ve­rei­ro

“Fi­co fe­liz, pri­mei­ra­men­te, pe­lo ca­ri­nho que os adep­tos do Vas­co têm por mim, e ima­gi­no que mui­tos es­te­jam fe­li­zes com a mi­nha vin­da, por­que sa­bem o quan­to eu que­ria is­so”

En­tre­tan­to, a che­ga­da de Phi­lip­pe Cou­ti­nho, que po­de ac­tu­ar tan­to no meio de cam­po quan­to no ataque do Bar­ce­lo­na, de­ve pro­mo­ver saí­das na li­nha de fren­te do elen­co ca­ta­lão. Os no­mes de Ra­fi­nha Al­cân­ta­ra, Deu­lo­feu e An­dré Go­mes são os mais no­ti­ci­a­dos na im­pren­sa lo­cal. O fi­lho de Ma­zi­nho e o ata­can­te es­pa­nhol po­dem ter co­mo des­ti­no o fu­te­bol ita­li­a­no, en­quan­to o por­tu­guês pe­diu pa­ra sair, se­gun­do re­la­tou o jor­nal "Sport".

A In­ter de Mi­lão apa­re­ce co­mo a mais in­te­res­sa­da em Ra­fi­nha e Deu­lo­feu. O bra­si­lei­ro ain­da tem ou­tros dois clu­bes co­mo pos­sí­veis des­ti­nos: o Ar­se­nal e o Cel­ta, on­de já jo­gou por em­prés­ti­mo, pou­co de­pois de su­bir pa­ra a equi­pa prin­ci­pal do Bar­ce­lo­na. O seu va­lor es­ti­ma­do é de 20 mi­lhões de Eu­ros. Pe­lo mes­mo pre­ço, o jor­nal "Sport" e a emis­so­ra ita­li­a­na "Sky", di­zem que In­ter e Bar­ça ne­go­cei­am pe­lo es­pa­nhol, e em­pre­sá­ri­os con­ver­sam pa­ra que a trans­fe­rên­cia saia do pa­pel nes­ta ja­ne­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.