Angola co­bi­ça pre­si­dên­cia

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - SC

O Co­mi­té Olím­pi­co An­go­la­no (COA) apre­sen­ta na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra a can­di­da­tu­ra de Angola à pre­si­dên­cia da Associação dos Co­mi­tés Olímpicos de Lín­gua Ofi­ci­al Por­tu­gue­sa (ACOLOP), car­go aban­do­na­do por Ma­cau des­de me­a­dos de 2017.

A apre­sen­ta­ção da can­di­da­tu­ra an­go­la­na vai ser um dos mo­men­tos gran­des da as­sem­bleia-ge­ral ex­tra­or­di­ná­ria da Acolop, que se re­a­li­za a 16 do cor­ren­te, em Lu­an­da, in­se­ri­da nos fes­te­jos do 39º ani­ver­sá­rio do COA, a ser as­si­na­la­do a 17 do cor­ren­te.

O anún­cio foi fei­to na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, em con­fe­rên­cia de im­pren­sa re­a­li­za­da na sua se­de, por Gus­ta­vo da Con­cei­ção, que pre­si­de o COA.

Os mo­ti­vos de Angola pa­ra es­ta can­di­da­tu­ra, as­se­gu­rou, de­cor­rem do fac­to de con­si­de­rar-se ap­ta pa­ra as­su­mir a pre­si­dên­cia, uma vez que exer­ce o se­cre­ta­ri­a­do-ge­ral da associação des­de que a Acolop foi fun­da­da, a 8 de Ju­nho de 2004. Exer­ce­ram as fun­ções de se­cre­tá­rio-ge­ral da Acolop os an­go­la­nos Ro­gé­rio Silva, Má­rio Ro­sa e Gus­ta­vo da Con­cei­ção. “Des­de 2017 que Ma­cau re­nun­ci­ou a pre­si­dên­cia, por pro­ble­mas in­ter­nos, Angola as­su­miu a li­de­ran­ça da or­ga­ni­za­ção e, de­pois de al­gu­ma con­cer­ta­ção, de­ci­diu avan­çar com a re­a­li­za­ção da as­sem­bleia ex­tra­or­di­ná­ria e con­cor­rer à li­de­ran­ça por­que os es­ta­tu­tos per­mi­tem e es­ta­mos pron­tos", dis­se.

A Acolop é uma or­ga­ni­za­ção re­co­nhe­ci­da pe­lo Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI). Do­ze paí­ses com­põem a or­ga­ni­za­ção, no­me­a­da­men­te Angola, Brasil, Ca­bo Ver­de, Gui­né-Bis­sau, Gui­né Equa­to­ri­al, In­dia, Ma­cau, Mo­çam­bi­que, Portugal, São To­mé e Prín­ci­pe, Sri­lan­ka e Ti­mor Les­te.

A 17 do cor­ren­te, num ac­to que mar­ca o au­ge das ce­le­bra­ções do seu ani­ver­sá­rio, o COA re­a­li­za a sua as­sem­bleia-ge­ral cu­jo te­ma prin­ci­pal vai ser a apre­sen­ta­ção de con­tas e re­la­tó­rio de ac­ti­vi­da­des dos pri­mei­ros seis me­ses de man­da­to do seu cor­po di­rec­ti­vo.

À mar­gem da as­sem­bleia-ge­ral, o COA pre­co­ni­za a re­a­li­za­ção de uma ma­ra­to­na com di­ver­sas es­pe­ci­a­li­da­des des­por­ti­vas, cu­jo pro­gra­ma pro­me­teu anun­ci­ar em bre­ve.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.