Pa­ra-jo­gos afri­ca­nos pro­mo­vi­dos em Lu­an­da

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - SILVA CACUTI

Obra­si­lei­ro An­drew Par­sons, pre­si­den­te do Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (IPC), tem agen­da­da uma vi­si­ta ao nos­so país pa­ra abor­dar a re­a­li­za­ção dos pri­mei­ros jo­gos afri­ca­nos pa­ra atle­tas por­ta­do­res de de­fi­ci­ên­cia, "Pa­ra-jo­gos afri­ca­nos", apra­za­dos pa­ra 2019.

Nes­ta sua vi­si­ta, o pre­si­den­te do IPC vai in­ter­ce­der jun­to dos go­ver­nos de Angola, Áfri­ca do Sul e Botswa­na em fa­vor dos Jo­gos, cu­jo país an­fi­trião es­tá ain­da por en­con­trar.

A Áfri­ca do Sul, Congo Braz­za­vil­le, Mar­ro­cos ou Egip­to, por pos­suí­rem con­di­ções de in­fra-es­tru­tu­ras acei­tá­veis sur­gem co­mo even­tu­ais can­di­da­tos a al­ber­gar a pro­va. Os "Pa­ra-jo­gos afri­ca­nos" são qua­li­fi­ca­ti­vos aos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos de Tó­quio em 2020.

Re­cen­te­men­te, o an­go­la­no Le­o­nel da Ro­cha Pinto, pre­si­den­te do Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co Africano (APC), abor­dou a re­a­li­za­ção dos Jo­gos du­ran­te uma reu­nião do Con­se­lho Di­rec­ti­vo do Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (IPC), re­a­li­za­da no fim de Ja­nei­ro, em Bo­na (Ale­ma­nha).

O an­go­la­no ex­pli­cou ao Con­se­lho Di­rec­ti­vo do IPC que pro­cu­ra pa­tro­cí­ni­os, bem com o um país or­ga­ni­za­dor. So­bre o nú­me­ro de atle­tas que a pro­va pode aco­lher, Le­o­nel da Ro­cha Pinto es­ti­mou em mil.

O ob­jec­ti­vo dos "Pa­ra-jo­gos afri­ca­nos ", dis­se, "é a pro­mo­ção do des­por­to adap­ta­do no con­ti­nen­te e, so­bre­tu­do, que se­jam de­mons­tra­ti­vos do de­sen­vol­vi­men­to exis­ten­te".

A im­ple­men­ta­ção dos pri­mei­ros Jo­gos Afri­ca­nos pa­ra atle­tas de­fi­ci­en­tes foi de­ci­di­da na As­sem­bleia-ge­ral elei­to­ral do APC, de­cor­ri­da em Abril de 2017, em Lu­an­da.

A Áfri­ca é o úni­co con­ti­nen­te que não or­ga­ni­za es­tes jo­gos mul­ti­dis­ci­pli­na­res que con­tri­bu­em pa­ra o au­men­to da visibilidade do mo­vi­men­to pa­ra­lím­pi­co. A Amé­ri­ca re­a­li­za os seus jo­gos des­de 1999, de qua­tro em qua­tro anos.

A úl­ti­ma edi­ção foi re­a­li­za­da na cidade ca­na­di­a­na de To­ron­to, em 2015, e con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de 28 paí­ses. A pró­xi­ma edi­ção se­rá em 2019, em Lima, Pe­rú.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.