Gu­ter­res es­pe­ra que os Jo­gos aju­dem nas re­la­ções en­tre as Co­rei­as

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

O se­cre­tá­rio-ge­ral das Na­ções Uni­das, o por­tu­guês António Gu­ter­res, ma­ni­fes­tou es­pe­ran­ça de que os Jo­gos Olímpicos de In­ver­no de Pye­ongChang, na Co­reia do Sul, tra­gam um pe­que­no im­pul­so nas re­la­ções en­tre as du­as Co­rei­as.

"No con­tex­to ac­tu­al, é ób­vio que há uma enor­me aten­ção di­ri­gi­da à men­sa­gem de paz na Pe­nín­su­la Co­re­a­na", dis­se Gu­ter­res e acres­cen­tou que pre­ten­de tor­nar cla­ro que a "men­sa­gem olím­pi­ca de paz não é lo­cal" e sim "uni­ver­sal".

A ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra dos Jo­gos Olímpicos de In­ver­no de Pye­ongChang, na Co­reia do Sul, fi­cou mar­ca­da pela apro­xi­ma­ção his­tó­ri­ca en­tre al­tos re­pre­sen­tan­tes das du­as Co­rei­as, tam­bém pela ati­tu­de mais fria do vi­ce -pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos.

Os Jo­gos fo­ram de­cla­ra­dos ofi­ci­al­men­te aber­tos, numa ce­ri­mó­nia em que o Pre­si­den­te da Co­reia do Sul, Mo­on Jae In, aper­tou a mão à ir­mã mais no­va do lí­der da Co­reia do Nor­te, Kim Yo-jong. Na pis­ta, os atle­tas das du­as Co­rei­as mar­cha­ram sob uma ban­dei­ra co­mum.

O vi­ce-pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Mi­ke Pen­ce, tam­bém es­te­ve pre­sen­te - li­de­ra a co­mi­ti­va nor­te-ame­ri­ca­na aos Jo­gos mas des­to­ou do es­pí­ri­to de apro­xi­ma­ção. Pen­ce fi­cou sen­ta­do a pou­cos me­tros da ir­mã do di­ta­dor Kim Jong Un, não in­te­ra­giu com a re­pre­sen­tan­te nor­te-co­re­a­na, in­for­mou a Ca­sa Bran­ca.

Pen­ce es­ta­va sen­ta­do en­tre o Pre­si­den­te sul-co­re­a­no Mo­on Jae in e o pri­mei­ro-mi­nis­tro ja­po­nês, Shin­zo Abe. A ir­mã de Kim Jong Un es­ta­va lo­go na fi­la atrás do ca­ma­ro­te de hon­ra.

Kim Yo Jong é a primeira pes­soa da fa­mí­lia que do­mi­na a Co­reia do Nor­te des­de há dé­ca­das, a vi­si­tar o Sul des­de a gu­er­ra da Co­reia, de 1950 a 1953.

Em ou­tro mo­men­to da ce­ri­mó­nia, Pen­ce le­van­tou-se pa­ra aplau­dir a equi­pa do seu país, is­to ape­sar de ou­tras pes­so­as no ca­ma­ro­te de hon­ra se le­van­ta­rem pa­ra aplau­dir a en­tra­da con­jun­ta dos atle­tas das du­as Co­rei­as.

Foi a primeira vez em 12 anos, que as du­as Co­rei­as mar­cha­ram jun­tas, num desfile olím­pi­co. Os dois paí­ses estão em ro­ta de colisão, de­vi­do ao pro­gra­ma de mís­seis ba­lís­ti­cos in­ter­con­ti­nen­tais nor­te-co­re­a­no, bem co­mo o seu pro­gra­ma de ar­ma­men­to nu­cle­ar.

A ten­são di­plo­má­ti­ca tam­bém se es­ten­deu aos Es­ta­dos Uni­dos que tem pro­pos­to e apli­ca­do no­vas e mais du­ras san­ções eco­nó­mi­cas con­tra Pyongyang - e em me­nor me­di­da ao Ja­pão, po­ten­ci­al al­vo das ar­mas nor­te -co­re­a­na.

FLO­RI­AN CHOBLET | POOL | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.