Se­lec­ção Na­ci­o­nal ga­ran­te úl­ti­ma eli­mi­na­tó­ria

Com­bi­na­do an­go­la­no de ju­ni­o­res de­fron­ta em Abril a sua con­gé­ne­re do Egip­to

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - PAU­LO CA­CU­LO

ASe­lec­ção Na­ci­o­nal de Sub-18 de fut­sal ga­ran­tiu a sua pre­sen­ça na der­ra­dei­ra eli­mi­na­tó­ria de aces­so à fa­se fi­nal dos Jo­gos Olím­pi­cos da Ju­ven­tu­de, com pal­co na Ar­gen­ti­na, em Ou­tu­bro pró­xi­mo, ao der­ro­tar sá­ba­do úl­ti­mo, no Pa­vi­lhão Prin­ci­pal da Ci­da­de­la Des­por­ti­va, a sua con­gé­ne­re do Mar­ro­cos, por 2-1, em jo­go re­fe­ren­te à se­gun­da mão.

O fei­to al­can­ça­do pe­los an­go­la­nos re­sul­tou do for­te pe­cú­lio con­se­gui­do no côm­pu­to dos dois jo­gos da eli­mi­na­tó­ria, em que lo­grou a agra­dá­vel mar­ca de cin­co go­los con­tra qua­tro do ad­ver­sá­rio. Ou se­ja, a igual­da­de a três go­los foi de­ter­mi­nan­te pa­ra que os pu­pi­los de Rui Sampaio ul­tra­pas­sas­sem os mar­ro­qui­nos.

A qua­li­fi­ca­ção de An­go­la à úl­ti­ma fa­se da eli­mi­na­tó­ria há mui­to que es­ta­va es­cri­ta. Aliás, bas­ta ver pe­la ex­ce­len­te pos­tu­ra es­pe­lha­da pe­los an­go­la­nos no jo­go dis­pu­ta­do em Ra­bat, em que mes­mo com a ar­bi­tra­gem a seu des­fa­vor, foi ca­paz de al­can­çar um re­sul­ta­do po­si­ti­vo. E mais: o com­bi­na­do na­ci­o­nal es­te­ve a ven­cer a es­cas­sos mi­nu­tos do fim, ten­do o ár­bi­tro va­li­da­do o ter­cei­ro go­lo do Mar­ro­cos, mes­mo após o api­to fi­nal.

Mas co­mo não exis­tem jo­gos iguais, a his­tó­ria da eli­mi­na­tó­ria fren­te ao Egip­to de­ve­rá ser, se­gu­ra­men­te di­fe­ren­te. O con­jun­to egíp­cio é mui­to mais ex­pe­ri­en­te e po­de ofe­re­cer mai­o­res di­fi­cul­da­des a An­go­la, ra­zão pe­la qual não se es­pe­ra uma eli­mi­na­tó­ria aces­sí­vel pa­ra o con­jun­to às or­dens de Rui Sampaio, aliás à se­me­lhan­ça do que tem si­do até ho­je.

So­bre o jo­go que di­tou a qua­li­fi­ca­ção de An­go­la à fa­se der­ra­dei­ra da eli­mi­na­tó­ria de aces­so à fa­se fi­nal, bas­ta di­zer que, ao avan­ça­do Wa­re­no po­de o país agra­de­cer a vi­tó­ria al­can­ça­da di­an­te de Mar­ro­cos, ao mar­car o "go­lo de ou­ro", que ga­ran­tiu o apu­ra­men­to.

A par­ti­da ca­mi­nha­va pa­ra fim, com os mar­ro­qui­nos ca­da vez mais ofen­si­vos, nem mes­mo com apu­po do pú­bli­co pre­sen­te, os mes­mos bai­xa­vam a guar­da, mas lo­go em ci­ma do mi­nu­to 39, Wa­re­no, de­si­ni­biu-se num lan­ce in­di­vi­du­al, de­sen­qua­drou o guar­da-re­des con­trá­rio com um for­te re­ma­te que foi mor­rer no fun­do da ba­li­za, ga­ran­tin­do a van­ta­gem do con­jun­to na­ci­o­nal.

No co­me­ço do jo­go já era evi­den­te a su­pe­ri­o­ri­da­de de An­go­la e o cla­ro do­mí­nio ter­ri­to­ri­al exer­ci­do pe­la se­lec­ção du­ran­te lar­gos pe­río­dos, pe­ran­te uma qua­se ino­pe­rân­cia ata­can­te dos fo­ras­tei­ros.

A equi­pa na­ci­o­nal es­te­ve per­to de abrir o mar­ca­dor aos se­te mi­nu­tos, pri­mei­ro com Wa­re­no que re­ma­tou for­te, mas Zaid des­vi­ou pa­ra can­to e de­pois com Leo que após a re­cep­ção de um cru­za­men­to ati­rou fo­ra do al­vo. O du­e­lo pros­se­guia, com o con­jun­to an­go­la­no mais cri­a­ti­vo, mas o qua­dro do de­sa­fio in­ver­teu-se aos 10 mi­nu­tos, após Rhars Yous­sef co­lo­car o Mar­ro­cos em van­ta­gem (1-0).

A par­tir daí, as coi­sas pa­re­ci­am mais com­pli­ca­das pa­ra os an­go­la­nos que mes­mo cri­an­do inú­me­ras opor­tu­ni­da­des aca­ba­vam per­du­lá­ri­os. A per­sis­tên­cia no ata­que man­te­ve-se, fru­to dis­so, aos 19 mi­nu­tos, Lu­ki­nha repôs a igual­men­te (1-1) no jo­go, re­sul­ta­do re­gis­ta­do ao in­ter­va­lo.

Ao in­ter­va­lo, tu­do pa­re­cia di­fí­cil pa­ra os an­fi­triões, os vi­si­tan­tes aos pou­cos che­ga­vam à ba­li­za an­go­la­na, si­tu­a­ção que pro­vo­ca­va ten­são e an­si­e­da­de. O pú­bli­co na Ci­da­de­la res­pon­dia com apu­po as in­ves­ti­das con­trá­ria, mas nem com is­so sur­tia efei­to, já quan­do se apon­ta­va pa­ra uma igual­da­de no tem­po re­gu­la­men­tar (40 mi­nu­tos), aos 39´, Wa­re­no, após ga­nhar uma bo­la, de­se­qui­li­brou o úl­ti­mo de­fen­sor e mar­cou go­lo que di­tou o triun­fo dos an­go­la­nos (2-1).

Se­lec­ção an­go­la­na eli­mi­nou os mar­ro­qui­nos após vi­tó­ria por 2-1 no jo­go da se­gun­da-mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.