Ex-fu­te­bo­lis­ta in­cen­ti­va prá­ti­ca do fut­sal

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - PC

O an­ti­go fu­te­bo­lis­ta do 1ºde Agos­to e do Clu­be Des­por­ti­vo Nor­ber­to de Cas­tro, Ba­sí­lio Jo­sé, é o prin­ci­pal ros­to de um pro­jec­to de mas­si­fi­ca­ção e in­cen­ti­vo de jo­vens à prá­ti­ca do fu­te­bol de sa­lão nas ins­ti­tui­ções de en­si­no.

De acor­do ao que con­tou ao

pa­ra dar cor­po ao pro­jec­to, a or­ga­ni­za­ção pro­mo­ve por oca­sião do Dia da Paz, a pri­mei­ra edi­ção do tor­neio anu­al 4 de Abril, com a par­ti­ci­pa­ção de equi­pas dos co­lé­gi­os da pro­vín­cia de Lu­an­da. O ex-fu­te­bo­lis­ta jus­ti­fi­ca a ini­ci­a­ti­va com o fac­to de ter cons­ta­ta­do que mui­tos dos fu­te­bo­lis­tas ho­je fei­tos cra­ques in­ter­na­ci­o­nal­men­te ti­ve­ram uma pas­sa­gem pe­lo fut­sal, an­tes de apos­ta­rem pe­lo fu­te­bol on­ze. E ci­ta co­mo exem­plos dos bra­si­lei­ros Ro­nal­di­nho Gaú­cho e Ro­bi­nho.

"O fut­sal dá-nos mui­tas van­ta­gens pa­ra o fu­te­bol on­ze, co­mo são os ca­sos da re­sis­tên­cia fí­si­ca, téc­ni­ca e dis­ci­pli­na tác­ti­ca. En­quan­to no ac­ti­vo, ti­ve al­gu­mas si­tu­a­ções em que o meu trei­na­dor in­cen­ti­vou­me a jo­gar o fut­sal. É uma das for­mas de ter mais téc­ni­ca den­tro de cam­po. No­to que em An­go­la ain­da não te­mos pro­jec­tos de mas­si­fi­ca­ção pa­ra o fu­te­bol de sa­lão, ra­zão pe­la qual pre­ten­do aju­dar a co­lo­car a mo­da­li­da­de no pó­dio. Que­ro in­cen­ti­var jo­vens a en­trar pa­ra o fut­sal. Já re­a­li­zei al­guns tor­nei­os, co­mo fo­ram o 40 anos So­nan­gol e o Lu­an­da COP, re­a­li­za­do pe­la DMS", dis­se o an­ti­go fu­te­bo­lis­ta, afas­ta­do pre­ma­tu­ra­men­te dos rel­va­dos, aos 24 anos, fru­to de uma gra­ve le­são.

"O tor­neio se­rá dis­pu­ta­do nu­ma pri­mei­ra fa­se por atle­tas Sub-18, nas clas­ses mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no. Os jo­gos se­rão aos sá­ba­dos e du­ran­te on­ze se­ma­nas. Par­ti­ci­pam do tor­neio 30 co­lé­gi­os de Lu­an­da e a me­ta é re­a­li­zar pos­te­ri­or­men­te nas de­mais pro­vín­ci­as e após es­ta eta­pa re­a­li­zar a Li­ga dos Cam­peões en­tre co­lé­gi­os", acres­cen­tou.

A gran­de ex­pec­ta­ti­va de Ba­sí­lio Jo­sé é a de que o pro­jec­to ve­nha a go­zar de enor­me ade­são, na me­di­da em que exis­te um gran­de "fe­ed­back" dos alu­nos dos co­lé­gi­os con­vi­da­dos.

"Tem si­do co­mo se já es­ti­ves­sem à es­pe­ra do tor­neio há mais tem­po", con­gra­tu­lou-se, afir­man­do ha­ver o su­por­te do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, no sen­ti­do de que na­da atra­pa­lhe nos ob­jec­ti­vos.

"A FAFUSA vai dis­po­ni­bi­li­zar os ár­bi­tros pa­ra os jo­gos e a nos­sa or­ga­ni­za­ção vai ter os de­le­ga­dos dos jo­gos.

Um dos mai­o­res ob­jec­ti­vos é ca­çar os ta­len­tos que es­tão nos co­lé­gi­os pa­ra uma futura se­lec­ção de fut­sal, por­que An­go­la pre­ci­sa de co­lo­car o seu fut­sal no pó­dio afri­ca­no e mun­di­al", re­fe­riu. Se­gun­do ain­da o men­tor do pro­jec­to a ser or­ga­ni­za­do pe­la NINO & NONI Sport, o tor­neio ga­nhou vá­ri­os pa­tro­ci­na­do­res iden­ti­fi­ca­dos com a cau­sa do fut­sal an­go­la­no, com des­ta­que pa­ra a FAF, FAFUSA, Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, ANEP, DMS, 6IX Sport Ma­na­ge­ment, Pu­ra VJ Za­ca­ri­as e a NI-7 LDA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.