Fran­cês Ogi­er co­man­da pro­va

Pen­ta­cam­peão co­man­da o Mun­di­al com 35,9 se­gun­dos de avan­ço so­bre o bri­tâ­ni­co Kris Me­e­ke

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - PAU­LO CA­CU­LO

Ofran­cês Sé­bas­ti­en Ogi­er (Ford Fi­es­ta) as­su­miu a li­de­ran­ça do Rali do Mé­xi­co no sá­ba­do, após a ter­cei­ra jor­na­da, apro­vei­tan­do o fu­ro do com­pa­tri­o­ta Sé­bas­ti­en Loeb (Ci­troën C3), que co­man­da­va a pro­va até en­tão.

Ogi­er, pen­ta­cam­peão em tí­tu­lo, co­man­da a ter­cei­ra pro­va do Mun­di­al com 35,9 se­gun­dos de avan­ço so­bre o bri­tâ­ni­co Kris Me­e­ke (Ci­troën C3) e 46,8 se­gun­dos so­bre o es­pa­nhol Da­ni Sor­do (Hyun­dai i20), que ti­nha ter­mi­na­do o se­gun­do dia na fren­te.

Com o me­lhor tem­po em cin­co das seis es­pe­ci­ais do dia, Ogi­er ar­ra­sou a con­cor­rên­cia, de­pois de ter con­cluí­do a se­gun­da jor­na­da em quin­to, con­se­guin­do li­mi­tar as per­das pro­vo­ca­das pe­la or­dem de par­ti­da des­fa­vo­rá­vel.

No sá­ba­do, sem es­se 'han­di­cap', Ogi­er foi de for­ma evi­den­te o pi­lo­to mais rá­pi­do na gra­vi­lha me­xi­ca­na e to­mou o co­man­do na 14.ª es­pe­ci­al, a mes­ma em que Loeb saiu do car­ro pa­ra mu­dar um pneu fu­ra­do, que o fez cair pa­ra o quin­to lu­gar, a 2.19 mi­nu­tos do com­pa­tri­o­ta e atrás do no­ru­e­guês An­dre­as Mik­kel­sen (Hyun­dai i20).

No­ve ve­zes cam­peão mun­di­al, Loeb fez no Mé­xi­co uma das su­as apa­ri­ções pon­tu­ais pre­vis­tas pa­ra es­te ano e dis­pu­ta o seu pri­mei­ro rali des­de a par­ti­ci­pa­ção no Rali de Mon­te Car­lo em 2015.

Afec­ta­do por di­ver­sos pro­ble­mas me­câ­ni­cos, por um fu­ro e pe­la or­dem de par­ti­da da vés­pe­ra, o bel­ga Thi­er­ry Neu­vil­le (Hyun­dai i20), lí­der do cam­pe­o­na­to, se­gue no sex­to lu­gar, a qua­se cin­co mi­nu­tos de Ogi­er.

Neu­vil­le be­ne­fi­ci­ou da in­fe­li­ci­da­de de ou­tros pi­lo­tos pa­ra não es­tar em pi­or si­tu­a­ção, mas de­ve­rá per­der ho­je o co­man­do do cam­pe­o­na­to pa­ra Ogi­er, quan­do fal­tam ape­nas 46 qui­ló­me­tros e três clas­si­fi­ca­ti­vas pa­ra a con­clu­são do rali.

No do­min­go, dis­pu­ta-se a quin­ta de se­te eta­pas, com 178 qui­ló­me­tros en­tre Cas­tel­rai­mon­do e Fi­lot­tra­no

Ago­ra, Ca­ru­so tem ape­nas um se­gun­do de avan­ço pa­ra o po­la­co Michal Kwi­at­kows­ki (Sky) e 11 pa­ra o ho­lan­dês Wil­co Kel­der­man (Sunweb), en­quan­to o ex-lí­der, o bri­tâ­ni­co Ge­raint Tho­mas (Sky), que te­ve um pro­ble­ma me­câ­ni­co no úl­ti­mo qui­ló­me­tro, caiu pa­ra quin­to, a 26 se­gun­dos, a um de Lan­ka, quar­to. Jo­sé Gon­çal­ves (Ka­tusha) foi 30.º a 3.21 mi­nu­tos e su­biu qua­tro lu­ga­res pa­ra 28.º, a 4.48, en­quan­to Nél­son Oli­vei­ra (Mo­vis­tar) aca­bou em 59.º a 11.52, su­bin­do uma po­si­ção pa­ra 52.º a 16.07.

No do­min­go, dis­pu­ta-se a quin­ta de se­te eta­pas, com 178 qui­ló­me­tros en­tre Cas­tel­rai­mon­do e Fi­lot­tra­no.

ULISES RUIZ | AFP

Ogi­er foi de for­ma evi­den­te o pi­lo­to mais rá­pi­do na gra­vi­lha me­xi­ca­na e to­mou o co­man­do na 14.ª es­pe­ci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.