Ca­te­go­ria má­xi­ma ga­nha su­por­te em 2019

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

A Li­berty Me­dia já ti­nha pe­di­do e, ago­ra, a FIA anun­ci­ou que, a par­tir de 2019, a Fór­mu­la 3 vai pas­sar a ser ca­te­go­ria de su­por­te da Fór­mu­la 1, subs­ti­tuin­do a GP3 e a Fór­mu­la 3 eu­ro­peia. Ou se­ja, no mes­mo fim de se­ma­na, te­re­mos F1, F2 e F3.

Al­guns por­me­no­res ain­da não são co­nhe­ci­dos, mas apon­ta-se a um li­mi­te de 30 pi­lo­tos, com du­as cor­ri­das por fim de se­ma­na e com no­ve a dez fins de se­ma­na de com­pe­ti­ção. Os mo­no­lu­ga­res se­rão to­tal­men­te no­vos e se­rão anun­ci­a­dos, em bre­ve, nu­ma co­la­bo­ra­ção da FIA com a F1. No en­tan­to, já se sa­be que os no­vos mo­no­lu­ga­res vão ter o Ha­lo, as­sim co­mo mais sis­te­mas de pro­tec­ção.

“A FIA es­tá a re­de­fi­nir a pi­râ­mi­de das cor­ri­das de mo­no­lu­ga­res e a cri­a­ção des­te no­vo cam­pe­o­na­to de Fór­mu­la 3 é um pas­so mui­to im­por­tan­te a es­te ní­vel, por­que co­lo­ca as três mais im­por­tan­tes com­pe­ti­ções na mes­ma pla­ta­for­ma. Is­to re­pre­sen­ta gran­des van­ta­gens, quer pa­ra os adep­tos, quer pa­ra os pi­lo­tos”, co­men­tou Ste­fa­no Do­me­ni­ca­li.

“Um dos nos­sos ob­jec­ti­vos é pro­por­ci­o­nar o má­xi­mo es­pec­tá­cu­lo pos­sí­vel aos nos­sos adep­tos com a Fór­mu­la 1, mas tam­bém que eles pos­sam des­co­brir os pró­xi­mos ta­len­tos do des­por­to mo­to­ri­za­do, co­mo tal, es­ta­mos mui­to sa­tis­fei­tos por po­der re­ce­ber es­te no­vo cam­pe­o­na­to. A par­tir de 2019, da­re­mos mais um pas­so, com os me­lho­res pi­lo­tos das ca­te­go­ri­as na­ci­o­nais e re­gi­o­nais a po­de­rem cor­rer nos prin­ci­pais cir­cui­tos in­ter­na­ci­o­nais e ao la­do dos gran­des no­mes da Fór­mu­la 1”, dis­se Ross Brawn.

En­tre­tan­to, o mo­no­lu­gar da McLa­ren con­ti­nua a dar pro­ble­mas à equi­pa de Fer­nan­do Alon­so. Des­ta vez, o car­ro con­du­zi­do de­mons­trou es­tar com pro­ble­mas de fi­a­bi­li­da­de. Em Bar­ce­lo­na, em mais um dia de tes­tes an­tes do ar­ran­que da tem­po­ra­da, o MCL33, car­ro da McLa­ren pa­ra es­te ano, co­me­çou a ver­ter óleo após ape­nas se­te vol­tas ao cir­cui­to es­pa­nhol.

A fa­se de tes­tes não tem si­do fá­cil pa­ra Fer­nan­do Alon­so e to­da a equi­pa da McLa­ren. De­pois de, no ano pas­sa­do, ter ti­do mui­tas quei­xas em re­la­ção ao car­ro du­ran­te o Cam­pe­o­na­to do Mun­do de Fór­mu­la 1, o pi­lo­to es­pa­nhol con­ti­nua in­sa­tis­fei­to em re­la­ção ao seu mo­no­lu­gar.

A McLa­ren já es­tá a tra­tar da tro­ca de mo­to­res e pre­ten­de con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar pa­ra ter o MCL33 pre­pa­ra­do pa­ra o ar­ran­que da tem­po­ra­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.