Her­re­ra co­lo­ca Por­to à fren­te do cam­pe­o­na­to

Jornal dos Desportos - - INTERNACIONAL -

O FC Por­to ven­ceu on­tem o Ben­fi­ca por 1-0 e as­su­miu a li­de­ran­ça do cam­pe­o­na­to por­tu­guês. O me­xi­ca­no Her­re­ra foi o au­tor do úni­co go­lo do en­con­tro com um re­ma­te for­te à en­tra­da da área.

O Ben­fi­ca apre­sen­tou-se com os mes­mos on­ze que na se­ma­na pas­sa­da der­ro­ta­ram o Vi­tó­ria de Se­tú­bal. Jo­nas não re­cu­pe­rou dos pro­ble­mas na zo­na lom­bar que o afas­ta­ram do en­con­tro com os sa­di­nos e Raúl Ji­mé­nez man­te­ve a ti­tu­la­ri­da­de. Do la­do do FC Por­to des­ta­que pa­ra a in­clu­são de Marega nas es­co­lhas ini­ci­ais de Sér­gio Con­cei­ção. O ma­li­a­no trei­nou con­di­ci­o­na­do du­ran­te a se­ma­na, mas ain­da as­sim o téc­ni­co por­tis­ta de­ci­diu apos­tar no avan­ça­do pa­ra o lu­gar de Abou­ba­kar.

A equi­pa de Rui Vi­tó­ria en­trou mais ofen­si­va e foi a pri­mei­ra a cri­ar pe­ri­go na par­ti­da. Ra­fa Sil­va pas­sou por vá­ri­os jo­ga­do­res do FC Por­to e deu a Ji­mé­nez, que cru­za da di­rei­ta pa­ra a área, mas nin­guém apa­re­ce pa­ra o des­vio. O pri­mei­ro lan­ce de ata­que do FC Por­to acon­te­ceu ape­nas aos 12 mi­nu­tos. Alex Tel­les apa­re­ceu à es­quer­da a cru­zar pa­ra a área, mas Bru­no Va­re­la agar­rou a bo­la sem di­fi­cul­da­de. Ra­fa Sil­va es­te­ve mui­to per­to de mar­car o go­lo aos 20 mi­nu­tos. O por­tu­guês ten­tou um cru­za­men­to, com a bo­la a ba­ter no pos­te, em­bo­ra do la­do de fo­ra, e aca­ba nas mãos de Ca­sil­las. O guar­da-re­des es­pa­nhol do FC Por­to es­te­ve tam­bém em des­ta­que quan­do aos 23 mi­nu­tos de­fen­deu um re­ma­te de Fran­co Cer­vi. O ex­pe­ri­en­te guar­dião agar­rou o es­fé­ri­co jun­to ao pos­te. A equi­pa de Sér­gio Con­cei­ção con­se­guiu res­pon­der aos 26 mi­nu­tos. Marega re­ce­be um pas­se de Alex Tel­les, fo­ge pe­la es­quer­da e de­pois to­ca pa­ra So­a­res, que ga­nha em ve­lo­ci­da­de a Jar­del, fu­ra a área dos "en­car­na­dos" e ati­ra ao la­do da ba­li­za de Va­re­la.

Aos 41 mi­nu­tos, o cen­tral Mar­ca­no fez um cor­te pro­vi­den­ci­al no cru­za­men­to de Ziv­ko­vic. Ji­mé­nez lan­çou o sér­vio na es­quer­da, que ten­tou um cru­za­men­to ras­tei­ro pa­ra o co­ra­ção da área, mas o cen­tral es­pa­nhol aca­bou por cor­tar o lan­ce. Em ci­ma do api­to pa­ra o in­ter­va­lo as du­as equi­pas ti­ve­ram gran­des opor­tu­ni­da­des pa­ra abrir o mar­ca­dor no es­tá­dio da Luz. Pri­mei­ro foi Piz­zi. Ji­mé­nez an­te­ci­pou-se ao mar­ca­dor e to­cou pa­ra o mé­dio en­car­na­do, que apa­re­ceu sol­tou na área e ati­rou pa­ra uma gran­de de­fe­sa de Ca­sil­las. Em se­gui­da o FC Por­to ati­rou mui­to per­to do pos­te da ba­li­za de Bru­no Va­re­la. Ricardo cen­trou da di­rei­ta e Marega, à meia vol­ta, re­ma­tou de pri­mei­ra li­gei­ra­men­te ao la­do.

O FC Por­to en­trou na se­gun­da par­te com mais pen­dor ofen­si­vo e cri­a­ram uma gran­de opor­tu­ni­da­de de go­lo. Her­re­ra con­se­gue ser­vir Marega en­tre os cen­trais do Ben­fi­ca, mas Bru­no Va­re­la é mais rá­pi­do que o ma­li­a­no e se­gu­ra o es­fé­ri­co.

Rui Vi­tó­ria fez en­trar Sa­ma­ris pa­ra o lu­gar de Cer­vi, nu­ma cla­ra subs­ti­tui­ção pa­ra se­gu­rar o re­sul­ta­do. Já Sér­gio Con­cei­ção de­ci­diu ar­ris­car na con­quis­ta dos três pon­tos e lan­çou na par­ti­da Óli­ver pa­ra o lu­gar de Sér­gio Oli­vei­ra, que saiu da par­ti­da com al­gu­mas quei­xas, e o me­xi­ca­no Co­ro­na as­su­miu a va­ga de Otá­vio. O jo­go es­ta­va sem mui­tas opor­tu­ni­da­des e o Ben­fi­ca não que­ria ce­der os três pon­tos. O trei­na­dor dos en­car­na­dos de­ci­diu apos­tar num es­que­ma de 4x4x2, mui­to uti­li­za­do em si­tu­a­ções em que é pre­ci­so mais jo­ga­do­res na área pa­ra mar­car o go­lo. Se­fe­ro­vic foi o es­co­lhi­do e en­trou pa­ra o lu­gar de Piz­zi.

E quan­do na­da o fa­zia pre­ver o FC Por­to co­lo­cou-se em van­ta­gem aos 90 mi­nu­tos. Gri­mal­do cortou um lan­ce pa­ra uma zo­na on­de es­ta­va Her­re­ra e o me­xi­ca­no re­ma­tou for­tís­si­mo sem hi­pó­te­se pa­ra Bru­no Va­re­la. Com es­te re­sul­ta­do, o FC Por­to as­su­me a li­de­ran­ça do cam­pe­o­na­to (76 pon­tos) com dois pon­tos de van­ta­gem so­bre o Ben­fi­ca e es­tá mui­to per­to da con­quis­ta do cam­pe­o­na­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.