Fa­raós de­po­si­tam es­pe­ran­ças em Sa­lah

Jornal dos Desportos - - INTERNACIONAL -

A se­lec­ção do Egip­to, uma das cin­co re­pre­sen­tan­tes afri­ca­nas, pos­sui nú­me­ros po­bres em cam­pe­o­na­tos mun­di­ais. An­tes da ge­ra­ção de Sa­lah "de­vol­ver" a par­ti­ci­pa­ção na mai­or pro­va de se­lec­ções, 28 anos de­pois, o país tor­nou-se he­ge­mó­ni­co no con­ti­nen­te. Des­de a par­ti­ci­pa­ção no Mun­di­al de Itá­lia em 1990, con­quis­tou em qua­tro opor­tu­ni­da­des a Ta­ça das Na­ções Afri­ca­nas, três de for­ma con­se­cu­ti­va (2006, 2008 e 2010), so­ma se­te ta­ças, um re­cor­de con­ti­nen­tal. Co­lec­ci­o­nou tí­tu­los afri­ca­nos, te­ve seis ten­ta­ti­vas frus­tra­das de re­gres­sar à prin­ci­pal pro­va de fu­te­bol (en­tre 1994 e 2014), jus­ta­men­te no pe­río­do em que Áfri­ca as­su­miu os mo­men­tos de pro­ta­go­nis­mo na com­pe­ti­ção. En­quan­to os paí­ses co­mo Gha­na (quar­tos de fi­nal em 2010) e o Se­ne­gal (quar­tos de fi­nal em 2002) cres­ce­ram nes­se pe­río­do, o Egip­to es­tag­nou. Não obs­tan­te a tra­di­ção lo­cal, a se­lec­ção de Moha­med Sa­lah ten­ta na Rús­sia a pri­mei­ra vi­tó­ria num Cam­pe­o­na­to do Mun­do, no Gru­po A, em que fa­zem tam­bém par­te, a an­fi­triã Rús­sia, a Ará­bia Sau­di­ta e o Uru­guai.

Em 1934, co­mo pri­mei­ro re­pre­sen­tan­te afri­ca­no da his­tó­ria e úni­co até 1970, foi eli­mi­na­do com um jo­go: der­ro­ta por 4-2, pa­ra a Hun­gria.

O re­gres­so acon­te­ceu no Mun­di­al da Itá­lia-1990, pro­va com um for­ma­to pa­re­ci­do ao que a se­lec­ção vai en­con­trar na Rús­sia. Sor­te­a­dos ao la­do de In­gla­ter­ra, Ir­lan­da e Ho­lan­da, os egíp­ci­os so­fre­ram di­an­te dos eu­ro­peus: em­pa­tes con­tra ir­lan­de­ses (0-0) e ho­lan­de­ses (11) e der­ro­ta con­tra os in­gle­ses (1-0). Sem vi­tó­ri­as, a cam­pa­nha fi­cou na fa­se de gru­pos. O de­sem­pe­nho tí­mi­do em mun­di­ais, con­tras­ta­do com o de­sem­pe­nho for­te a ní­vel lo­cal, faz su­bir a pres­são so­bre a ge­ra­ção de Sa­lah, que che­ga cre­den­ci­a­da em fi­car com uma das va­gas pa­ra a fa­se a eli­mi­nar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.