MARC MARQUEZ PEN­SA TRO­CAR MOTOGP PE­LA FORMULA 1

Pi­lo­to es­pa­nhol aven­ta pos­si­bi­li­da­de de tro­car de má­qui­na de du­as pa­ra a de qua­tro ro­das

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

De­pois de efec­tu­ar o seu pri­mei­ro trei­no num car­ro de Fór­mu­la 1, Marc Már­quez ad­mi­tiu, que uma mu­dan­ça pa­ra as qua­tro ro­das, no fu­tu­ro, é uma pos­si­bi­li­da­de pa­ra a sua car­rei­ra. Aos 25 anos, o es­pa­nhol dis­se que uma tro­ca de ares des­te ti­po, o ins­ti­ga­ria. "O meu fo­co nos pró­xi­mos anos vai per­ma­ne­cer na MotoGP. Eu fa­ço par­te de uma equi­pa fan­tás­ti­ca, sin­to-me to­tal­men­te mo­ti­va­do ", dis­se Már­quez após an­dar na Red Bull de 2012, na pin­tu­ra da To­ro Ros­so de 2018.

"Qu­em sa­be, tal­vez a Fór­mu­la 1 se­ja uma ideia sé­ria pa­ra mim, da­qui a al­guns anos. Sem­pre foi meu sonho cor­rer nos car­ros mais rá­pi­dos do mun­do. Eu ti­ve mui­to res­pei­to, por is­so an­tes de hoje, não dor­mi a úl­ti­ma noi­te. No fi­nal, foi uma ex­pe­ri­ên­cia ina­cre­di­tá­vel, e um des­ta­que absoluto na mi­nha car­rei­ra.”

Con­ti­nu­ou: "Há uma enor­me di­fe­ren­ça pa­ra com a MotoGP. A vi­si­bi­li­da­de li­mi­ta­da foi um gran­de de­sa­fio, em par­ti­cu­lar, pa­ra co­me­çar. Você sen­te-se mui­to mais res­tri­to no cock­pit. As dis­tân­ci­as de tra­va­gem, o tem­po de vol­ta, são com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes. Um car­ro de Fór­mu­la 1 tem mui­to mais down­for­ce, é cla­ro, o que faz ser mais di­ver­ti­do nas cur­vas."

Ou­tros pi­lo­tos da gre­lha MotoGP, além de Már­quez e Pe­dro­sa que gui­a­ram car­ros de F1, fo­ram Jor­ge Lo­ren­zo (Mer­ce­des) e Va­len­ti­no Ros­si (Fer­ra­ri). John Sur­te­es con­ti­nua a ser o úni­co na his­tó­ria a ser cam­peão mun­di­al em du­as e em qua­tro ro­das, e Hel­mut Mar­ko, con­sul­tor de au­to­mo­bi­lis­mo da Red Bull, sen­te que Már­quez "tem o que é pre­ci­so" pa­ra ser com­pe­ti­ti­vo na F1.

Mar­ko dis­se: "con­se­guir es­se ti­po de per­for­man­ce em pou­co tem­po, diz tu­do so­bre o seu ta­len­to. Nos pró­xi­mos anos, ele vai que­brar mui­tos re­cor­des na MotoGP, e tal­vez de­pois dis­so, a Fór­mu­la 1 se­ja re­al­men­te uma pos­si­bi­li­da­de. Ape­nas al­guns ta­len­tos ex­cep­ci­o­nais, como John Sur­te­es, com­pe­ti­ram em am­bos os cam­pe­o­na­tos. Marc tam­bém tem o que é pre­ci­so. Hoje, de­fi­ni­ti­va­men­te, não foi a úl­ti­ma vez que ele vai sen­tar num car­ro de Fór­mu­la 1."

APRILIA CON­FIR­MA ANDREA IANNONE

Andrea Iannone foi con­fir­ma­do na equi­pa Aprilia, pa­ra a tem­po­ra­da de 2019, da MotoGP. O pi­lo­to op­tou por an­te­ci­par o anún­cio de saí­da da Su­zu­ki, no úl­ti­mo fim de se­ma­na, du­ran­te o GP da Itá­lia em que re­ve­lou que dei­xa­va a equi­pa no fim da tem­po­ra­da.

Is­so, acon­te­ceu de­pois de uma cam­pa­nha complicada em 2017, em que o pi­lo­to não cum­priu com as ex­pec­ta­ti­vas da Su­zu­ki, ao subs­ti­tuir Ma­ve­rick Viña­les que foi pa­ra a Ya­maha. Além dis­so, a sua me­lho­ria de ren­di­men­to veio tar­de de­mais pa­ra sal­var a par­ce­ria.

Iannone es­tá em sé­ti­mo na ta­be­la de pon­tos, após seis cor­ri­das no ano, com pó­di­os con­se­cu­ti­vos em Aus­tin e Je­rez. Iannone jun­ta-se a Aleix Es­par­ga­ró na Aprilia, na pró­xi­ma tem­po­ra­da, vai tor­nar -se o ter­cei­ro com­pa­nhei­ro de equi­pa di­fe­ren­te do es­pa­nhol nos úl­ti­mos anos, as­su­me o pos­to que já foi ocu­pa­do por Sam Lowes e Scott Red­ding. O seu con­tra­to com a fa­bri­can­te é vá­li­do por dois anos.

"A com­bi­na­ção en­tre Iannone e Aprilia se­rá fan­tás­ti­ca, uma das mais in­te­res­san­tes da MotoGP, e tem o po­ten­ci­al de tra­zer gran­des re­sul­ta­dos", dis­se Faus­to Gre­si­ni, di­rec­tor da equi­pa Gre­si­ni Ra­cing que ad­mi­nis­tra o pro­jec­to de fá­bri­ca da Aprilia na MotoGP.

"Andrea é um pi­lo­to rá­pi­do, for­te e só­li­do. Acho, que ele po­de­rá dar gran­de su­por­te à equi­pa e con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da moto. E, não tem como ne­gar, que sem­pre é um pra­zer ter um pi­lo­to ita­li­a­no em uma moto ita­li­a­na."

DR

De­pois de efec­tu­ar pri­mei­ro trei­no Marc Már­quez ad­mi­tiu mu­dan­ça pa­ra a Fór­mu­la 1 como pos­si­bi­li­da­de na sua car­rei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.