Si­mo­na Ha­lep bei­ja tro­féu de Ro­land Gar­ros

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

De­pois de fi­car no qua­se três ve­zes, Si­mo­na Ha­lep, 26 anos, sen­tiu o sa­bor de con­quis­tar um Grand Slam. A ro­me­na ven­ceu a nor­te-ame­ri­ca­na Slo­a­ne Stephens por 2 sets a 1 com par­ci­ais de 3/6, 6/4 e 6/1 e fi­cou com o tí­tu­lo de Ro­land Gar­ros após 2h02­min de par­ti­da.

Com gran­de apoio de ro­me­nos nas ban­ca­das da qua­dra Philippe Cha­tri­er, a nú­me­ro um do mun­do frus­trou a cla­que na pri­mei­ra par­ci­al, qu­an­do foi que­bra­da no quar­to ga­me pe­la nor­te-ame­ri­ca­na. Stephens pou­co co­me­teu er­ros e só con­fir­mou os seus ser­vi­ços pa­ra fe­char em 6/3.

O se­gun­do set tam­bém co­me­çou mal pa­ra Ha­lep, que foi que­bra­da e viu a ri­val abrir 2/0. No en­tan­to, a ro­me­na ven­ceu qua­tro ga­mes se­gui­dos e fi­cou em van­ta­gem. Stephens che­gou a sa­car com o pla­car em 4/5, mas foi que­bra­da e viu a par­ti­da con­ti­nu­ar pa­ra a ter­cei­ra par­ci­al. No mo­men­to de­ci­si­vo, Ha­lep jo­gou um té­nis que a ra­ti­fi­ca como nú­me­ro um do mun­do. Agres­si­va, que­brou a ad­ver­sá­ria no se­gun­do e no quar­to ga­me, es­te­ve em gran­de na ver­da­dei­ra ba­ta­lha e abriu 4 a 0. Stephens até es­ca­pou do "pneu" no ga­me se­guin­te, tam­bém bas­tan­te dis­pu­ta­do, mas a ro­me­na con­fir­mou o ser­vi­ço na sequên­cia e, bas­tan­te emo­ci­o­na­da, fez a fes­ta.

Não é pa­ra me­nos: O re­sul­ta­do en­cer­ra o ta­bu da ro­me­na em Grand Slams. Já ha­via dis­pu­ta­do du­as fi­nais de Ro­land Gar­ros, mas per­deu pa­ra Ma­ria Sha­ra­po­va em 2014 e pa­ra Je­le­na Os­ta­pen­ko em 2017. Tam­bém viu o pri­mei­ro tí­tu­lo es­ca­par nes­te ano no Aber­to da Aus­trá­lia ao ser der­ro­ta­da por Ca­ro­li­ne Woz­ni­ac­ki. “Obri­ga­do a to­dos pelo apoio. Mal con­se­guia res­pi­rar no úl­ti­mo ga­me. Fiz tu­do o que pu­de e so­nhei com is­so des­de que co­me­cei a jo­gar té­nis”, dis­se Ha­lep na qua­dra, an­tes de enal­te­cer que o tí­tu­lo veio em Pa­ris, "uma ci­da­de es­pe­ci­al", e en­lou­que­cer a tor­ci­da.

Com fa­lhas no mi­cro­fo­ne que ar­ran­cou ri­sos da te­nis­ta, tam­bém elo­gi­ou Stephens e dis­se que ago­ra “só quer re­la­xar”.

Stephens, ac­tu­al nú­me­ro 10 do mun­do, con­ti­nua com um tí­tu­lo de Slam, de­pois de ter con­quis­ta­do o Aber­to dos Es­ta­dos Uni­dos em 2017. A nor­te-ame­ri­ca­na, que ja­mais ha­via ido além das oi­ta­vas de fi­nal em Ro­land Gar­ros, con­ti­nua em des­van­ta­gem no con­fron­to com Ha­lep: a ro­me­na tem ago­ra seis vi­tó­ri­as e só du­as der­ro­tas.

"Não era es­te o tro­féu que que­ria, mas é mui­to bonito", co­men­tou a nor­te-ame­ri­ca­na ao re­ce­ber o pré­mio, an­tes de se di­rec­ci­o­nar a Ha­lep e fe­li­ci­tá-la pe­la conquista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.