ASA é cam­peão da Se­gun­do­na

O ASA der­ro­tou on­tem o Bi­ku­ku FC e vai dis­pu­tar o Gi­ra­bo­la que co­me­ça em Ou­tu­bro

Jornal dos Desportos - - PORTADA - VALÓDIA KAMBATA

A equi­pa avi­a­do­ra era, até ao ano de 2017, a par do cam­peão 1º de Agos­to, uma das totalistas nas 38 edições do 'Gi­ra­bo­la', mas já ti­nha lu­ta­do pe­la per­ma­nên­cia nas edições an­te­ri­o­res

OA­tlé­ti­co Sport Avi­a­ção con­quis­tou o tí­tu­lo de cam­peão na­ci­o­nal de fu­te­bol da se­gun­da di­vi­são , ao ven­cer, on­tem, no es­tá­dio dos Co­quei­ros, o Bi­ku­ku FC da Lun­da Sul , por 2-1.

A equi­pa da Lun­da Sul, mais es­cla­re­ci­da no ter­re­no de jo­go, ra­pi­da­men­te inau­gu­rou o mar­ca­dor, por in­ter­mé­dio de Ibra, fru­to de uma jo­ga­da rá­pi­da em con­tra-ata­que.

Com o go­lo, a equi­pa da Lun­da Sul as­su­miu o jo­go e mos­tra­va, cla­ra­men­te, que veio a Lu­an­da pa­ra con­quis­tar os cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal da se­gun­da di­vi­são. Os avi­a­do­res sem ar­gu­men­to lu­ta­vam, co­mo po­di­am, pa­ra sem no en­tan­to man­ter um fio de jo­go que lhe per­mi­tis­se con­trá­ria a ofen­si­va da equi­pa de Santos Bi­ku­ku.

A ter­mi­nar a pri­mei­ra par­te, a equi­pa do ae­ro­por­to te­ve opor­tu­ni­da­de pa­ra igua­lar a par­ti­da , quan­do Paz, iso­la­do, não con­se­guiu "ba­ter" oguar­da-re­des dos lun­das.

Na se­gun­da par­te, os avi­a­do­res vi­e­ram com­ple­ta­men­te trans­fi­gu­ra­dos, so­bre­tu­do com a aju­da do mé­dio ofen­si­vo Djem­ba e, aos 51 mi­nu­tos, os che­ga­ram ao go­lo do em­pa­te, por in­ter­mé­dio do de­fe­sa Vic­to­ri­a­no que apro­vei­tou bem o cru­za­men­to de Djem­ba.

Com apoio do seu pu­bli­co, a equi­pa de Jo­sé Di­nis che­gou ao se­gun­do go­lo apon­ta­do por Ki­bei­xa, de pe­nál­ti, se­lan­do s vi­tó­ria que per­mi­tiu­des­tro­nar o Do­mant FC que ven­ceu na edi­ção pas­sa­da.

No fi­nal da par­ti­da, o téc­ni­co Jor­ge Jo­si­mar, do Bi­ku­ku FC dis­se que a sua equi­pa per­deu . A equi­pa avi­a­do­ra era, até ao ano de 2017, a par do cam­peão 1º de Agos­to, uma das totalistas nas 38 edições do 'Gi­ra­bo­la', mas já ti­nha lu­ta­do pe­la per­ma­nên­cia nas edições an­te­ri­o­res.

A equi­pa tem es­ta­do mer­gu­lha­da nu­ma cri­se de fal­ta de apoi­os e lon­ge dos tí­tu­los na­ci­o­nais em 2002, 2003 e 2004 con­quis­ta­dos com o trei­na­dor por­tu­guês Ber­nar­di­no Pe­dro­to.

Além do pe­río­do pós-in­de­pen­dên­cia (1975), a his­tó­ria do ASA re­mon­ta a 1953, quan­do o clu­be foi fun­da­do em Lu­an­da, ten­do si­do uma das re­fe­rên­ci­as des­por­ti­vas tam­bém no pe­río­do co­lo­ni­al por­tu­guês.

Avi­a­do­res re­gres­sam com mé­ri­to à fi­na flor do fu­te­bol na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.