Elei­tos são co­nhe­ci­dos sá­ba­do

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - AN­TÓ­NIO CRIS­TÓ­VÃO

O trei­na­dor da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de ju­do na clas­se de se­ni­o­res, Ale­xan­dre Mar­tins “Alex”, anun­cia nes­te sá­ba­do, após a úl­ti­ma ses­são de trei­no, os no­mes dos atle­tas que em­bar­cam na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra pa­ra a ca­pi­tal de Azer­bai­jão, Ba­ku, on­de de 21 a 26 do cor­ren­te se dis­pu­ta o Cam­pe­o­na­to do Mun­do. Pa­ra o even­to des­por­ti­vo, o téc­ni­co vai le­var ape­nas 10 atle­tas mas­cu­li­nos, de­vi­do à au­sên­cia das in­te­gran­tes da se­lec­ção na­ci­o­nal fe­mi­ni­na des­de iní­cio no mês de Ju­nho. “In­fe­liz­men­te, os téc­ni­cos dos clu­bes não dis­pen­sa­ram as atle­tas pa­ra os tra­ba­lhos da se­lec­ção na­ci­o­nal fe­mi­ni­na. O In­ter­clu­be ce­deu a Olá­via Go­mes, por­que as res­tan­tes se en­con­tram le­si­o­na­das”, ex­pli­cou o téc­ni­co.

Em re­la­ção às ju­do­cas do 1º de Agos­to, o trei­na­dor ga­ran­tiu que as atle­tas nun­ca com­pa­re­ce­ram nas ses­sões de trei­no.

“Alex” Mar­tins, que aguar­da pe­lo de­fe­ri­men­to da área ad­mi­nis­tra­ti­va da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Ju­do, es­pe­ra em­bar­car na pró­xi­ma ter­ça­fei­ra, tam­bém pa­ra a adap­ta­ção ao cli­ma do pal­co do mun­di­al. Alex Mar­tins tra­ba­lha com Nair Gar­cia, Dá­rio Da­la, Ed­mil­son Pedro, Jo­el­son Tei­xei­ra, An­tu­nes Vun­ge, Acá­cio Cas­su­le, Wil­son Afon­so, Síl­vio Jor­ge, Nsin­gui Ki­ke­ta e Frederico João. Ca­si­mi­ro Ben­to “Mi­ro”, ca­pi­tão da se­lec­ção na­ci­o­nal, foi dis­pen­sa­do pe­la equi­pa téc­ni­ca pa­ra re­cu­pe­rar de uma rup­tu­ra na co­xa es­quer­da, vi­san­do a dis­pu­ta do Open do Se­ne­gal e dos Ca­ma­rões, am­bos no mês de No­vem­bro.

Já as atle­tas Ja­neth Al­ber­to, Ma­ri­sa dos Santos, An­dre­za An­tó­nio, Ro­sa Pru­den­te, Pris­ci­la Mar­ta, Isa­bel Lo­pes, Ju­li­a­na Nkut­xi, Lu­an­da Pedro, Su­za­na Kan­gam­ba, Olá­via Go­mes, El­ma Iná­cio “Ki­qui­ta” re­jei­ta­ram a par­ti­ci­pa­ção na pre­pa­ra­ção da “equi­pa” na­ci­o­nal fe­mi­ni­na. On­tem à tar­de, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal re­a­li­zou um trei­no con­jun­to com a si­mi­lar da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), que ser­viu pa­ra apri­mo­rar al­guns con­teú­dos téc­ni­cos e tác­ti­cos.

Os ju­do­cas da RDC, que se en­con­tram des­de sá­ba­do pas­sa­do na ca­pi­tal, com­pe­ti­ram num tor­neio no do­min­go à tar­de, no pa­vi­lhão prin­ci­pal da Ci­da­de­la Des­por­ti­va, ao la­do da Se­lec­ção Na­ci­o­nal e dos Mis­tos do Cu­an­za Sul, Lu­an­da, Uí­ge e Zai­re.

ISA­BEL MUABI GA­RAN­TE EVO­LU­ÇÃO

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Ju­do do Zai­re, Isa­bel Muabi, con­si­de­rou on­tem, em Lu­an­da, an­tes do re­gres­so ao Soyo, que a mo­da­li­da­de es­tá a evo­luir de­vi­do aos cons­tan­tes in­ter­câm­bi­os com as si­mi­la­res da RDC. “O ju­do es­tá a evo­luir na pro­vín­cia, prin­ci­pal­men­te, no mu­ni­cí­pio do Soyo, ape­sar da au­sên­cia de cin­co anos das nos­sas equi­pas nas com­pe­ti­ções na­ci­o­nais, que acom­pa­nha­mos à dis­tân­cia”, de­cla­rou ao Jor­nal dos Des­por­tos.

Isa­bel Muabi fez sa­ber que a As­so­ci­a­ção con­tro­la 50 ju­do­cas de seis aca­de­mi­as na sua mai­o­ria do Soyo, de­vi­do à fal­ta de con­di­ções ro­do­viá­ri­as pa­ra a des­lo­ca­ção às res­tan­tes lo­ca­li­da­des da pro­vín­cia. “Não tem si­do fá­cil di­ri­gir e quan­do se tra­ta mais de uma mu­lher. É al­go no­vo. Exis­te fal­ta de apoi­os ins­ti­tu­ci­o­nais pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da mo­da­li­da­de”, es­cla­re­ceu a di­ri­gen­te.

Pa­ra a res­pon­sá­vel, com a as­cen­são da ca­pi­tal da pro­vín­cia do Zai­re, Mban­za Kon­go, a Pa­tri­mó­nio Mun­di­al da Cul­tu­ra, crê nu­ma mu­dan­ça de men­ta­li­da­de das ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e pri­va­das. A pro­vín­cia do Zai­re foi re­pre­sen­ta­da com um gru­po de atle­tas, mai­o­ri­ta­ri­a­men­te do Soyo, no tor­neio in­ter­na­ci­o­nal dis­pu­ta­do em Lu­an­da. A com­pe­ti­ção ven­ci­da pe­la Se­lec­ção Na­ci­o­nal ( fe­mi­ni­na e mas­cu­li­na), con­tou com a par­ti­ci­pa­ção dos Mis­tos do Cu­an­za-Sul, Lu­an­da e Ui­ge e da si­mi­lar da RDC. O tor­neio en­qua­drou-se no in­ter­câm­bio en­tre An­go­la e RDC e tam­bém ser­viu de pre­pa­ra­ção das se­lec­ções na­ci­o­nais, vi­san­do a par­ti­ci­pa­ção no Mun­di­al de Ba­ku. A no­va pre­si­den­te de di­rec­ção, elei­ta no mês de Abril, aguar­da pe­la vi­si­ta dos mem­bros da Fe­de­ra­ção pa­ra a to­ma­da de pos­se dos ór­gãos so­ci­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.