Qui­fu­cus­sa foi elei­to MVP da com­pe­ti­ção

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - RO­SA NAPOLEÃO

De so­nhos a so­nhos. O sor­ri­so é re­al. Pe­la pri­mei­ra vez, Acá­cio Qui­fu­cus­sa re­ce­beu o tro­féu de MVP (me­lhor Jo­ga­dor Va­li­o­so) do tor­neio in­ter­na­ci­o­nal de ju­do, ocor­ri­do em Lu­an­da no úl­ti­mo fim de se­ma­na. O atle­ta da ca­te­go­ria de -73 qui­lo­gra­mas con­ven­ceu os or­ga­ni­za­do­res com be­las exi­bi­ções. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal dos

Des­por­tos, o atle­ta do In­ter­clu­be, Acá­cio Qui­fu­cus­sa, re­co­nhe­ceu as di­fi­cul­da­des pa­ra ga­ran­tir a me­da­lha de ou­ro. Diz ter com­ba­ti­do com os me­lho­res atle­tas do país e da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go.

"Foi uma com­pe­ti­ção de ní­vel ele­va­do. Os ad­ver­sá­ri­os, meus co­le­gas da se­lec­ção na­ci­o­nal, da se­lec­ção Lu­an­da e da RDC, es­ta­vam bem pre­pa­ra­dos e foi di­fí­cil der­ro­tá-los", ex­pri­miu.

Dos com­ba­tes fei­tos, o jo­vem re­si­den­te no bair­ro Ca­o­pe, no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, re­ve­lou que o mais di­fí­cil foi o da fi­nal.

“Te­mi lu­tar com Rodrigues Lu­cas. É um dos me­lho­res ju­do­cas da se­lec­ção na­ci­o­nal e foi cam­peão na­ci­o­nal de 2014. O meu es­pan­to foi tê-lo ven­ci­do por ip­pon sem gran­des di­fi­cul­da­des. A lu­ta mar­cou-me”, dis­se.

Acá­cio Qui­fu­cus­sa re­al­çou que “o ju­do na­ci­o­nal es­tá a de­sen­vol­ver-se e os atle­tas es­tão mais com­pe­ti­ti­vos".

Nos pró­xi­mos tem­pos, "a ex­pe­ri­ên­cia vai li­de­rar os de­ta­lhes pa­ra se ga­nhar aos com­ba­tes”. Acá­cio Qui­fu­cus­sa en­trou com ten­ra ida­de no ju­do e co­lec­ci­o­na na ga­le­ria vá­ri­os tí­tu­los de cam­peão na­ci­o­nal da ca­te­go­ria de -66kg, foi me­da­lha de bron­ze no Afri­ca­no e de ou­ro nos Jo­gos da SADC, am­bas na ca­te­go­ria de -73kg; vi­ce-cam­peão da Co­pa CANO Ben­gue­la e do Tor­neio Mar­ço Mu­lher. É es­tu­dan­te do cur­so de Eco­no­mia Ju­rí­di­ca e au­gu­ra com­pe­tir nos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio'2020.

Nes­se mo­men­to, Acá­cio Qui­fu­cus­sa in­te­gra a se­lec­ção na­ci­o­nal sé­ni­or que se pre­pa­ra pa­ra com­pe­tir no cam­pe­o­na­to do mun­do a de­cor­rer de 20 a 21 do cor­ren­te em Ba­ku, Azer­bai­jão. Aju­dou An­go­la a ven­cer a RDC no tor­neio in­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.