MA­TE­RI­AL DA EQUI­PA RETIDO EM POR­TU­GAL

Jornal dos Desportos - - PORTADA - GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO

Há pou­cos di­as pa­ra o ar­ran­que do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da Pri­mei­ra Di­vi­são, Gi­ra­bo­la Zap, re­fe­ren­te à épo­ca de 2018/2019, a equi­pa sé­ni­or do Clu­be Des­por­ti­vo da Huí­la, tem o seu ma­te­ri­al des­por­ti­vo retido, há mais de um ano, em Por­tu­gal, de­vi­do as di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras. A pre­o­cu­pa­ção foi ma­ni­fes­ta­da pe­lo di­rec­tor pa­ra o fu­te­bol do clu­be, João Adão “Ki­aqi­xi­la”, du­ran­te a ce­ri­mó­nia de ho­me­na­gem à equi­pa cam­peã na­ci­o­nal de fu­te­bol em Sub-20, tro­féu con­quis­ta­do no cam­pe­o­na­to dis­pu­ta­do em Ju­lho úl­ti­mo, na pro­vín­cia de Ben­gue­la, ao der­ro­tar na fi­nal o 1º de Agos­to por uma bo­la a ze­ro. O Jor­nal dos Des­por­tos sou­be que a agre­mi­a­ção mi­li­tar da Re­gião Sul, en­co­men­dou o ano pas­sa­do a con­fec­ção de al­gum equi­pa­men­tos em Por­tu­gal, no va­lor de 39 mil Eu­ros, mas de­vi­do a di­fi­cul­da­des de or­dem con­jun­tu­ral, até ao mo­men­to não con­se­guiu fa­zer o le­van­ta­men­to do ma­te­ri­al des­por­ti­vo e de mer­chan­di­sing. Sa­li­en­tar igual­men­te que, na épo­ca tran­sac­ta, o Des­por­ti­vo da Huí­la te­ve que uti­li­zar o equi­pa­men­to que es­te­ve em es­tu­ca­gem, pa­ra po­der fa­zer fren­te os com­pro­mis­sos du­ran­te o Gi­ra­bo­la Zap 2018.

Com ba­se nis­so, o di­ri­gen­te dos mi­li­ta­res da Re­gião Sul, lan­çou um rep­to às ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, pri­va­das, pes­so­as sin­gu­la­res ou co­lec­ti­vas, no sen­ti­do de se jun­ta­rem ao es­for­ço pa­ra o bem do de­sen­vol­vi­men­to do desporto nas ter­ras al­tas da Che­la. “Apro­vei­ta­men­tos a oca­sião pa­ra adi­an­tar que fo­ra as di­fi­cul­da­des avan­ça­das, tam­bém o plan­tel sé­ni­or do nos­so em­ble­ma que se apron­ta pa­ra par­ti­ci­par no Gi­ra­bo­la Zap 2018/2019, atra­ves­sa inú­me­ras di­fi­cul­da­des, a co­me­çar pe­la li­mi­ta­ção de ma­te­ri­al des­por­ti­vo, que há mais de um ano es­tá retido em Por­tu­gal, de­vi­do a di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras, pa­ra além de su­por­te pa­ra re­a­li­za­ção de uma pré-épo­ca fo­ra da pro­vín­cia da Huí­la”, anun­ci­ou. João Adão “Ki­aqi­xi­la” ad­mi­tiu que não tem si­do fá­cil, ge­rir os es­ca­lões de Sub-20 com con­di­ções ba­si­la­res, des­de a ali­men­ta­ção, equi­pa­men­to des­por­ti­vo e re­cin­to pa­ra trei­na­men­to com con­di­ções.

O di­rec­tor pa­ra o fu­te­bol do Des­por­ti­vo da Huí­la ga­ran­tiu, que a agre­mi­a­ção con­ti­nua a apos­tar em for­mar jo­vens que, co­mo vi­vei­ros, vão ci­men­tar no fu­tu­ro o plan­tel prin­ci­pal de fu­te­bol. Fru­to dis­so, sus­ten­tou, o clu­be tem mui­to bo­as evi­dên­ci­as da “nos­sa can­te­ra” que pon­ti­fi­cam na equi­pa prin­ci­pal, co­mo Ma­lam­ba, Nu­no, Jai­ro, Men­des, Ci­ri­lo e Mil­ton.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.