MULETAS DE OU­RO

CAM­PEÕES DO MUN­DO DE FU­TE­BOL PA­RA AM­PU­TA­DOS CHE­GAM AO PAÍS

Jornal dos Desportos - - FRONT PAGE - PAU­LO CACULO

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal de fu­te­bol pa­ra am­pu­ta­dos, ven­ce­do­ra do Cam­pe­o­na­to do Mun­do, que ter­mi­nou no do­min­go, no Mé­xi­co, che­ga ao país de ou­ro ao pei­to.

ASe­lec­ção Na­ci­o­nal de fu­te­bol adap­ta­do, que se sa­grou cam­peão mun­di­al da ca­te­go­ria, na com­pe­ti­ção dis­pu­ta­da na ci­da­de de San Ju­an de Los La­gos, Mé­xi­co, é re­ce­bi­da na ma­nhã de ho­je, a par­tir das 6h30, num am­bi­en­te de fes­ta, no Ter­mi­nal I do Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal 4 de Fe­ve­rei­ro, sou­be-se do Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co An­go­la­no (CPA). A mi­nis­tra da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Ana Pau­la do Sa­cra­men­to Neto, vai li­de­rar a re­cep­ção ca­lo­ro­sa aos pu­pi­los de Augusto Bap­tis­ta “Chi­e­to”.

Os cam­peões do mun­do não ima­gi­nam o que vão en­con­trar em Lu­an­da. Ou se­ja, de acor­do com o se­cre­tá­rio-ge­ral do CPA, An­tó­nio da Luz, a co­mi­ti­va fa­rá, após me­re­cer as de­vi­das hon­ras nu­ma das sa­las pro­to­co­la­res do ae­ro­por­to, uma pas­se­a­ta por al­gu­mas ar­té­ri­as da ci­da­de, de­ven­do o per­cur­so en­cer­rar na Ci­da­de­la Des­por­ti­va, on­de se­rá fei­ta a fes­ta.Os cam­peões mun­di­ais vão fa­zer o cor­te­jo num trio eléc­tri­co, de for­mas a que os adep­tos do fu­te­bol e pú­bli­co em ge­ral pos­sam re­co­nhe­cer os atle­tas e ca­da um pres­tar o seu ca­ri­nho, en­quan­to a ca­ra­va­na se­gue o seu per­cur­so.

A or­ga­ni­za­ção es­pe­ra que os cam­peões ve­nham a sen­tir, de fac­to, um "ba­nho de ca­ri­nho" por par­te dos seus com­pa­tri­o­tas, num mo­men­to im­por­tan­te pa­ra o fu­te­bol adap­ta­do, cu­jo tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do du­ran­te lon­gos anos, aca­ba por ser mui­to bem re­com­pen­sa­do, pa­ra­fra­se­an­do An­tó­nio da Luz. Pre­vê-se, por al­gu­mas ho­ras, mui­ta gen­te nas ave­ni­das que vão dar ao Com­ple­xo da Ci­da­de­la, com o trân­si­to em­ba­ra­ça­do e au­to­mo­bi­lis­tas e tran­seun­tes a fa­ze­rem a de­vi­da vé­nia aos nos­sos cam­peões, num am­bi­en­te fer­vo­ro­so.

Já no in­te­ri­or do com­ple­xo des­por­ti­vo, os in­te­gran­tes da Se­lec­ção Na­ci­o­nal vão to­mar o pe­que­no-al­mo­ço na com­pa­nhia da mi­nis­tra Ana Pau­la do Sa­cra­men­to Neto e de­mais mem­bros do Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos e do CPA. Nes­sa al­tu­ra, a fes­ta con­ti­nu­a­rá no pá­tio da Ci­da­de­la com a mul­ti­dão que par­ti­ci­pa­rá da pas­se­a­ta.

De se­gui­da, os jo­ga­do­res de­vem cum­prir um cur­to des­can­so, de for­mas a re­fa­ze­rem-se da fa­ti­ga da lon­ga vi­a­gem que os trou­xe do Mé­xi­co a An­go­la. Ho­ras de­pois, a co­mi­ti­va de­ve ser re­ce­bi­da pe­la di­rec­ção do Fun­do Lwi­ni, uma or­ga­ni­za­ção que abra­ça a cau­sa das pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia e que ao lon­gos dos anos tem pro­por­ci­o­na­do apoio à Se­lec­ção Na­ci­o­nal.

Vá­ri­as ou­tras ins­ti­tui­ções se jun­ta­rão à ma­ni­fes­ta­ção de ca­ri­nho e re­co­nhe­ci­men­to ao fei­to iné­di­to al­can­ça­do pe­la Se­lec­ção Na­ci­o­nal de fu­te­bol adap­ta­do.An­go­la foi mui­to aca­ri­nha­da até por se­lec­ções que ela afas­tou no per­cur­so e o fac­to de os an­fi­triões te­rem si­do go­le­a­dos na meia-fi­nal pe­los os tur­cos (0-4) au­men­tou o apoio pa­ra os an­go­la­nos nas ban­ca­das do com­ple­xo des­por­ti­vo de San Ju­an de Los La­gos.

Os co­man­da­dos de Augusto Bap­tis­ta “Chi­e­to” ti­ve­ram um per­cur­so bri­lhan­te até à fi­nal. Ou se­ja, em se­te jo­gos per­de­ram ape­nas um, di­an­te do Hai­ti, por 2-1, ten­do ven­ci­do os res­tan­tes, al­guns de for­ma con­tun­den­te. Go­le­a­da so­bre a Ucrâ­nia (4-0), Es­pa­nha (1-0), Itá­lia (2-0), Bra­sil (2-1), Po­ló­nia (6-5 aos pe­nál­tis) e Tur­quia (5-4, aos pe­nál­tis).

Os cam­peões mun­di­ais vão fa­zer o cor­te­jo num trio eléc­tri­co, de for­mas a que os adep­tos do fu­te­bol e pú­bli­co em ge­ral pos­sam re­co­nhe­cer os atle­tas e ca­da um pres­tar o seu ca­ri­nho

DR

Se­lec­ção Na­ci­o­nal de fu­te­bol com muletas de­sem­bar­ca ho­je de ma­nhã em Lu­an­da com a ta­ça de ou­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.