As­so­ci­a­ção con­tra su­per­li­ga de equi­pas mais po­de­ro­sas

Jornal dos Desportos - - INTERNACIONAL -

A As­so­ci­a­ção de Li­gas Europeias de fu­te­bol rei­te­rou, na ter­ça-fei­ra, a sua opo­si­ção à cri­a­ção de uma "su­per­li­ga eu­ro­peia fe­cha­da", que es­ta­ria sen­do tra­ba­lha­da pe­los gran­des clu­bes do con­ti­nen­te. Se­gun­do do­cu­men­tos pro­ce­den­tes do "Fo­ot­ball Le­aks", vá­ri­os clu­bes eu­ro­peus es­tão a tra­ba­lhar pa­ra cri­ar es­te cam­pe­o­na­to fe­cha­do, que subs­ti­tui­ria ou com­pe­ti­ria com a ac­tu­al Li­ga dos Cam­peões. Se­gun­do es­tes do­cu­men­tos, o tor­neio con­ta­ria com 16 equi­pas, sen­do 11 de­las fun­da­do­ras: Bayern de Mu­ni­que, Re­al Ma­drid, Bar­ce­lo­na, Ju­ven­tus, Pa­ris SaintGer­main, Mi­lan, Man­ches­ter Uni­ted, Man­ches­ter City, Chel­sea, Li­ver­po­ol e Ar­se­nal.

Ou­tros cin­co clu­bes se­ri­am con­vi­da­dos: Atlé­ti­co de Ma­drid, Ro­ma, In­ter de Mi­lão, Bo­rus­sia Dort­mund e Olym­pi­que de Mar­se­lha.

O pro­jec­to se ins­pi­ra­ria nos mo­de­los de li­gas ame­ri­ca­nas, que não con­tam com pro­mo­ções e re­bai­xa­men­tos, ga­ran­tin­do re­cei­tas es­tá­veis aos clu­bes fran­que­a­dos. A As­so­ci­a­ção in­di­ca em co­mu­ni­ca­do, que "to­ma no­ta dos ru­mo­res e es­pe­cu­la­ções, e ma­ni­fes­ta de for­ma per­ma­nen­te a sua opo­si­ção à cri­a­ção de uma Su­per­li­ga fe­cha­da, sob o mo­de­lo de uma fran­quia". A As­so­ci­a­ção lem­bra que apoia "o mo­de­lo des­por­ti­vo eu­ro­peu e a es­tru­tu­ra pi­ra­mi­dal aos me­ca­nis­mos de pro­mo­ção/des­pro­mo­ção, as­sim co­mo os mé­ri­tos des­por­ti­vos dos clu­bes, são a ba­se de to­da com­pe­ti­ção".

Nes­se con­tex­to, as li­gas europeias "apoi­am to­tal­men­te a UE­FA" na or­ga­ni­za­ção de com­pe­ti­ções con­ti­nen­tais, acres­cen­ta o co­mu­ni­ca­do.

FABRICE COFFRIN | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.