Di­fi­cul­da­des mar­cam preparação de Zul­mi­ra Nd­je­pe­le

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - GAUDÊNCIO HAMELAY - LUBANGO

A preparação da gi­nas­ta hui­la­na, da es­pe­ci­a­li­da­de de tam­bling, Zul­mi­ra Nd­je­pe­le, in­te­gran­te da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de gi­nás­ti­ca, com vis­ta ao mun­di­al da Rús­sia, foi mar­ca­da por inú­me­ras di­fi­cul­da­des, re­la­ci­o­na­das com a fal­ta de ma­te­ri­al de tra­ba­lho.

O pre­si­den­te de di­rec­ção da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al dos Des­por­tos In­di­vi­du­ais da Huíla, Ju­ka Fernandes, dis­se que co­mo re­sul­tan­te dis­so, es­tá apre­en­si­vo quan­to ao al­can­ce de re­sul­ta­dos po­si­ti­vos da atle­ta nes­ta com­pe­ti­ção.

Ju­ka Fernandes sus­ten­tou, que uma atle­ta que fi­ca um mês pa­ra­da, per­de mui­tas ca­pa­ci­da­des téc­ni­cas.

“Tem de es­tar sem­pre a trei­nar, em di­as al­ter­na­dos. É um pou­co com­pli­ca­do ter­mos atle­tas de al­ta com­pe­ti­ção na pro­vín­cia. A Huíla tem pro­ble­mas sé­ri­os, em ter­mos de apoio aos des­por­tis­tas. Nes­te mo­men­to, tem des­por­to por­que exis­tem ca­ro­las e pes­so­as que amam o des­por­to. Há pes­so­as que dão de tu­do de sua vi­da, mei­os pes­so­ais pa­ra man­ter o des­por­to na Huíla”, re­ve­lou.

Ju­ka Fernandes con­fir­mou que a preparação da gi­nas­ta, Zul­mi­ra Nd­je­pe­le, foi fei­ta com mui­tas di­fi­cul­da­des. “Pra­ti­ca­men­te, pos­so di­zer, que não trei­nou por­que lo­go que che­gou, te­ve pro­ble­mas de au­las e pro­vas em atra­so. E, na Huíla, já não tem con­di­ções ma­te­ri­ais pa­ra a Zul­mi­ra Nd­je­pe­le fa­zer o seu tra­ba­lho. O que es­tá­va­mos a fa­zer, é um tra­ba­lho de ma­nu­ten­ção da le­são con­traí­da, há já al­gum tem­po”, sa­li­en­tou.

Fa­ce à es­tas di­fi­cul­da­des, vi­ven­ci­a­das pe­la atle­ta Zul­mi­ra Nd­je­pe­le, o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Des­por­tos In­di­vi­du­ais da Huíla, pro­põe à Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Gi­nás­ti­ca (FAG) con­ven­cer os pais ou en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção da gi­nas­ta, pa­ra que nos pró­xi­mos tem­pos, pas­se a re­si­dir em Lu­an­da ou em Ma­lan­je, on­de exis­te Cen­tro de Trei­nos de Al­to Ren­di­men­to, com me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho pa­ra a mo­da­li­da­de.

“Nes­sa or­dem de idei­as, que­ria ape­lar à FAG, pa­ra ver se con­se­gue fa­zer al­gu­ma coi­sa jun­to da fa­mí­lia, pa­ra per­mi­tir que a nos­sa atle­ta in­ter­na­ci­o­nal es­te­ja pre­pa­ra­da pa­ra fu­tu­ros com­pro­mis­sos”, sa­li­en­tou.

A si­tu­a­ção da atle­ta do Clu­be Des­por­ti­vo da Huíla, Zul­mi­ra Nd­je­pe­le, afir­mou Ju­ka Fernandes, é pre­o­cu­pan­te. Por is­so, de­fen­deu, a pro­vín­cia da Huíla pre­ci­sa de tra­ba­lhar pa­ra ter as mí­ni­mas con­di­ções, pa­ra os pra­ti­can­tes da mo­da­li­da­de de gi­nás­ti­ca.

O di­ri­gen­te as­so­ci­a­ti­vo es­cla­re­ceu, que nes­te mo­men­to, es­tão a tra­ba­lhar com um mes­tre em edu­ca­ção fí­si­ca e pro­fes­sor do Cur­so de Edu­ca­ção Fí­si­ca, do Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as de Edu­ca­ção (ISCED-Hui­la) on­de de­sen­vol­ve um tra­ba­lho de ba­se que vai per­mi­tir que den­tro de 2 a 3 anos, te­nham atle­tas de gi­nás­ti­ca, nos es­ca­lões de Sub-12,11, 10.

| EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.