Ca­si­mi­ro Ben­to apos­ta no Tó­quio 2020

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - ROSA NAPOLEÃO SIL­VA CACUTI

De­pois de An­tó­nia de Fá­ti­ma "Faia", no Rio2016, An­go­la po­de es­tar pre­sen­te nos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio'2020 com um ju­do­ca. Ca­si­mi­ro Car­los Ben­to pre­pa­ra-se com afin­co a par­ti­ci­pa­ção na pri­mei­ra pro­va qua­li­fi­ca­ti­va a ser dis­pu­ta­da em Mar­ço. O atle­ta da ca­te­go­ria de -100 qui­lo­gra­mas ace­le­rou os trei­nos pa­ra a ob­ten­ção do pas­se de aces­so ao Ja­pão.

O atle­ta do 1º de Agos­to as­se­gu­rou ao o ob­jec­ti­vo pa­ra a pre­sen­te épo­ca des­por­ti­va: "Che­gar ao Tó­quio'2020 é o meu gran­de ob­jec­ti­vo".

A mis­são é pos­sí­vel. A ab­ne­ga­ção e a pre­pa­ra­ção cui­da­da vão de­ter­mi­nar os ob­jec­ti­vos. "Es­tou a pre­pa­rar a mi­nha agen­da. Te­nho mui­tas pro­vas por com­pe­tir e o ob­jec­ti­vo é so­mar pon­tos pa­ra a mi­nha qua­li­fi­ca­ção. Acre­di­to que não vai ha­ver im­pe­di­men­tos", dis­se. A con­vic­ção de Ca­si­mi­ro Ben­to é sus­ten­ta­da pe­la fi­de­li­da­de do seu pa­tro­ci­na­dor. "Sem­pre con­to com a aju­da do meu fi­el pa­tro­ci­na­dor, o Ban­co Eco­nó­mi­co", rei­te­rou. Ca­si­mi­ro já mar­ca pre­sen­ça nas pro­vas de qua­li­fi­ca­ção. Na con­ti­nui­da­de da pri­mei­ra fa­se de qua­li­fi­ca­ção, o an­go­la­no tem na agen­da vi­a­gens a Ar­gen­ti­na, Chi­le e Pe­ru. Na ter­ra do tan­go, ter­mi­nou em quin­to lu­gar no ano pas­sa­do. No Open de Li­ma, Pe­ru, ob­te­ve a me­da­lha de bron­ze. O ju­do­ca des­co­nhe­ce re­pou­so. Des­de a es­treia na pri­mei­ra pro­va, man­tém a in­ten­si­da­de de trei­nos. Ca­si­mi­ro Ben­to é de­ten­tor de se­te tí­tu­los de cam­peão na­ci­o­nal e as­su­me nun­ca des­per­di­çar uma opor­tu­ni­da­de de trei­no.

"Após a re­a­li­za­ção dos Opens, ge­ral­men­te exis­te sem­pre uma se­ma­na de trei­nos com os par­ti­ci­pan­tes das pro­vas. Os trei­nos são im­por­tan­tes pa­ra mim por me fa­ci­li­tar tro­car as ex­pe­ri­ên­ci­as e in­te­ra­gir com ou­tros ju­do­cas", es­cla­re­ceu. Ca­si­mi­ro Ben­to enal­te­ce o apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Judo. Ape­la às en­ti­da­des com­pe­ten­tes do Es­ta­do e às em­pre­sas se­di­a­das no país a ac­ci­o­na­rem o Me­ce­na­to pa­ra o bem do des­por­to na­ci­o­nal. Sus­ten­tou que mui­tos atletas na­ci­o­nais têm com­pe­tên­ci­as des­por­ti­vas pa­ra ob­ter me­da­lhas nas pro­vas in­ter­na­ci­o­nais, mas fal­tam-lhes fi­nan­ci­a­men­tos. Ca­si­mi­ro Ben­to con­ser­va na ga­le­ria pes­so­al as me­da­lhas de ou­ro do Grand Open de São Pau­lo (2013), do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no da Zo­na VI (2008), a me­da­lha de pra­ta dos Jo­gos da Lu­so­fo­nia de Lis­boa (2009), as me­da­lhas de bron­ze dos Jo­gos Afri­ca­nos das Ilhas Mau­rí­ci­as (2014), do Open do Chil­le (2015), do Open da San­ti­a­go (2016) e do Open de Li­ma (Pe­ru '2017). Cons­tam tam­bém no cur­rí­cu­lo o quin­to lu­gar do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no da Tu­ní­sia (2016) e o sé­ti­mo lu­gar do Open de Por­to Louis (2014).

Jo­sé Pe­rei­ra "Ki­dó" es­tá de re­gres­so ao co­man­do téc­ni­co da equi­pa sé­ni­or mas­cu­li­na de an­de­bol do In­ter­clu­be. A di­rec­ção li­de­ra­da por Al­ves Si­mões efec­tua re­es­tru­tu­ra­ção no plan­tel, vi­san­do os de­sa­fi­os da no­va épo­ca des­por­ti­va a ser aber­ta no pró­xi­mo dia 16 do cor­ren­te, em Ma­lan­je, com a dis­pu­ta da Su­per­ta­ça Fran­cis­co de Al­mei­da nas clas­ses mas­cu­li­na e fe­mi­ni­na.

Jo­sé Pe­rei­ra "ki­dó" subs­ti­tui o por­tu­guês Vic­tor Chi­kou­la­ev, que es­te­ve ape­nas uma épo­ca sem co­lher fru­tos. O jo­vem trei­na­dor an­go­la­no é ga­nha­dor. Le­vou a equi­pa afec­ta à Po­lí­cia Na­ci­o­nal à con­sa­gra­ção no cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal de 2013. No ano se­guin­te, des­vin­cu­lou-se do In­ter­clu­be e deu tí­tu­lo ao Petro de Lu­an­da com al­guns pu­pi­los. An­tes da pas­sa­gem pe­lo In­ter­clu­be e Petro de Lu­an­da, Ki­dó ofe­re­ceu dois tí­tu­los na­ci­o­nais à ex­tin­ta equi­pa sé­ni­or mas­cu­li­na do Ka­bus­corp do Pa­lan­ca.

À dis­po­si­ção do trei­na­dor, a di­rec­ção do In­ter­clu­be co­lo­cou dois atletas de re­fe­rên­cia na­ci­o­nal. Tra­ta-se dos gé­me­os Cláu­dio Lo­pes e Agostinho Lo­pes, que ter­mi­na­ram o vín­cu­lo con­tra­tu­al com o 1º de Agos­to. Os atletas não che­ga­ram a acor­do com os "militares" pa­ra a re­no­va­ção.

Jo­sé Pe­rei­ra "Ki­dó" subs­ti­tui o por­tu­guês Vic­tor Chi­kou­la­ev, que es­te­ve ape­nas uma épo­ca sem co­lher fru­tos

Jo­ga­do­res com vá­ri­os tí­tu­los pe­lo 1º de Agos­to, os gé­me­os têm pas­sa­gens pe­las di­ver­sas se­lec­ções na­ci­o­nais. Cláu­dio Lo­pes in­te­grou a se­lec­ção na­ci­o­nal de se­ni­o­res que re­cen­te­men­te dis­pu­tou o cam­pe­o­na­to mun­di­al na Alemanha e Di­na­mar­ca.

Ain­da no que to­ca ao plan­tel, se­gun­do apu­ra­mos, os "ex-agos­ti­nos" são ain­da as úni­cas en­tra­das na equi­pa da po­lí­cia que não vai to­mar par­te na dis­pu­ta da Su­per­ta­ça. O trei­na­dor lim­pou o bal­neá­rio e dis­pen­sou, en­tre ou­tros, o pos­san­te ca­ma­ro­nês Fan­koua Wil­li­am. Ha­mil­ton Sam­paio, Ma­lan­je, Pau­lo Nhaty e Chi­mi­nho Mai­ke são ou­tros atletas que não cons­tam das op­ções do no­vo trei­na­dor.

A épo­ca des­por­ti­va do an­de­bol an­go­la­no abre a 16 do cor­ren­te com a dis­pu­ta da Su­per­ta­ça Fran­cis­co de Al­mei­da, em Ma­lan­je. Tem no car­taz o jo­go en­tre as equi­pas do 1º de Agos­to, ven­ce­dor da Ta­ça de An­go­la, e do Petro de Lu­an­da, cam­peã na­ci­o­nal, na clas­se fe­mi­ni­na. Em mas­cu­li­no, o 1º de Agos­to, cam­peão na­ci­o­nal, e a Ma­ri­nha de Gu­er­ra, fi­na­lis­ta ven­ci­da da Ta­ça de An­go­la, de­ci­dem o pri­mei­ro tro­féu da épo­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.