A MO­DA EM 3D

Super Fashion - - Homens -

Sem te­sou­ras e sem agu­lhas. A de­sig­ner is­ra­e­li­ta Da­nit Pe­leg de­sen­vol­veu re­cen­te­men­te uma co­le­ção de cin­co pe­ças de rou­pa pro­du­zi­das atra­vés de... uma im­pres­so­ra 3D. A pri­mei­ra co­le­ção im­pres­sa a três di­men­sões e na ca­sa da pró­pria de­sig­ner.

Pa­ra pro­du­zir a sua co­le­ção, Pe­leg uti­li­zou fi­la­men­tos cha­ma­dos Fi­laF­lex em vez dos tí­pi­cos fi­la­men­tos en­con­tra­dos em im­pres­so­ras 3D, pois es­tes não eram fle­xí­veis o su­fi­ci­en­te. Cla­ro que as rou­pas têm uma cer­ta es­tra­nhe­za as­so­ci­a­da, mas não o su­fi­ci­en­te pa­ra pro­vo­car olha­res du­vi­do­sos.

Pe­leg afir­ma que de­mo­rou cer­ca de 400 ho­ras pa­ra im­pri­mir ca­da con­jun­to, com vá­ri­as im­pres­so­ras a tra­ba­lhar ao mes­mo tem­po. Em­bo­ra re­vo­lu­ci­o­ná­rio, pa­re­ce que ain­da vai le­var al­gum tem­po até que ca­da pes­soa co­me­ce a usar rou­pa im­pren­sa em 3D na sua pró­pria ca­sa.

As ver­da­de é que as im­pres­so­ras 3D re­vo­lu­ci­o­na­ram o fa­bri­co de ob­je­tos. A ar­te mais as­so­ci­a­da a es­te mé­to­do de fa­bri­co é na­tu­ral­men­te... a ar­te. Mas, na re­a­li­da­de, as im­pres­so­ras 3D ti­ve­ram gran­de im­pac­to tam­bém em in­dús­tri­as co­mo a cons­tru­ção, a me­di­ci­na e a bi­o­tec­no­lo­gia. Por exem­plo, es­tas po­dem im­pri­mir pró­te­ses e afins que po­dem sal­var vidas, tal co­mo são ca­pa­zes de im­pri­mir mo­de­los de ca­sas an­tes de se ini­ci­ar a cons­tru­ção da mes­ma.

Afi­nal co­mo fun­ci­o­nam as im­pres­so­ras 3D? Os mo­de­los po­dem ser ori­gi­nal­men­te de­se­nha­dos em com­pu­ta­dor ou po­dem ser usa­dos scan­ners 3D de mo­do a ser cri­a­do um mo­de­lo di­gi­tal de um ob­je­to já pré- exis­ten­te. An­tes da im­pres­são, os fi­chei­ros são ana­li­sa­dos pa­ra ver se exis­tem er­ros nos mo­de­los, co­mo fa­lhas en­tre su­per­fí­ci­es. Du­ran­te a im­pres­são, a im­pres­so­ra so­bre­põem vá­ri­as ca­ma­das do ma­te­ri­al (subs­tân­cia lí­qui­da, em pó, pa­pel...) e de­pois une-os / fun­de-os de for­ma a cri­ar o pro­du­to fi­nal. De­pen­den­do do ob­je­to im­pres­so, es­te pro­ces­so po­de de­mo­rar di­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.