ATHLEISURE DO GI­NÁ­SIO PA­RA A RUA

Super Fashion - - Moda - JO­A­NA WIL­SON

Uma das úl­ti­mas pa­la­vras cri­a­das pe­la in­dús­tria de mo­da é "athleisure", um des­ses ter­mos in­ven­ta­dos que à pri­mei­ra vis­ta pa­re­ce­rá ab­sur­do mas é na ver­da­de au­to -ex­pli­ca­ti­vo. Ou se­ja, os de­sig­ners e ca­dei­as de re­ta­lho es­tão ob­ce­ca­dos com rou­pa que en­cai­xa nu­ma ca­te­go­ria que tan­to po­de ser ade­qua­da pa­ra ati­vi­da­des des­por­ti­vas, co­mo de la­zer, ou mes­mo am­bas. E po­de ser qual­quer pe­ça, des­de leg­gings, a cal­ças de gri­fe, de swe­a­ters de ca­xe­mi­ra a rou­pa de gi­ná­sio ab­sur­da­men­te ca­ra.

Olhan­do pa­ra o nú­me­ro de em­pre­sas que en­tra­ram nes­te no jo­go, com rou­pas que são des­cri­tas co­mo "après sport” ou “gim-to-the - of­fi­ce", é bas­tan­te cla­ro que o tal ‘ athleisure’ se es­tá tor­nan­do mais do que uma ten­dên­cia. Há cla­ra­men­te um de­se­jo ir­re­sis­tí­vel de rou­pas de la­zer e des­por­ti­vas que são so­fis­ti­ca­das e ele­gan­tes, se pen­sar­mos por exem­plo na quan­ti­da­de de pe­ças que o gi­gan­te de com­pras on­li­ne de lu­xo, o Net- a-Por­ter, de­di­ca à ca­te­go­ria "sportswe­ar que é tão chi­que co­mo tu­do o res­to em seu ar­má­rio."

As ver­sões de lu­xo de rou­pas de la­zer têm ocu­pa­do um ni­cho em mo­da há dé­ca­das, bas­ta pen­sar­mos nos fa­tos de trei­no em ve­lu­do da Juicy Cou­tu­re que há mui­to são usa­dos por ce­le­bri­da­des. Mas des­ta vez acre­di­ta­mos que ‘ athleisure’ re­pre­sen­ta uma mu­dan­ça mai­or, e pro­va­vel­men­te mais per­ma­nen­te. Quan­do a Cha­nel e a Di­or de­se­nham té­nis de al­ta-cos­tu­ra é si­nal de que as coi­sas che­ga­ram de­fi­ni­ti­va­men­te a ou­tro pa­ta­mar. As ra­zões por­que tan­tas mu­lhe­res pro­cu­ram es­tas pe­ças são mui­tas, mas a cau­sa mais ób­via se­rá que a mai­or par­te es­tá a abra­çar es­ti­los de vi­da mais sau­dá­veis, e ao mes­mo tem­po, exi­gin­do uma mai­or fun­ci­o­na­li­da­de dos seus gu­ar­da-rou­pas e um mai­or con­for­to no seu dia-a-dia. As­sim es­ta ten­dên­cia, e na ver­da­de co­mo to­das as ou­tras, re­flec­te um mo­vi­men­to so­ci­al em mu­dan­ça de um cor­po e uma men­te mais li­vres e mais sau­dá­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.