Hi­dra­ta­ção

Super Fashion - - Índice - POR MA­RIA SAN­TOS

h idra­tar o cor­po é mui­to mais do que a pre­o­cu­pa­ção es­té­ti­ca de ter a pe­le bri­lhan­te e ma­cia. Pas­sar di­a­ri­a­men­te um creme po­de aju­dar a pro­te­ger a pe­le e evi­tar a en­tra­da de mi­cro-or­ga­nis­mos que cau­sam in­fe­ções. Por is­so, de­ve en­ca­rar es­ta ta­re­fa co­mo uma obri­ga­ção diá­ria, mes­mo que por ve­zes se­ja ata­ca­da por uma pon­ta­da de pre­gui­ça.

Uma das di­cas pa­ra man­ter a pe­le hi­dra­ta­da é pas­sar o creme, ou o óleo, ain­da no du­che, ou qu­an­do o cor­po ain­da es­tá hu­mi­do. Os der­ma­to­lo­gis­tas con­si­de­ram que o cor­po li­gei­ra­men­te mo­lha­do pro­por­ci­o­na mai­or po­der de ação do hi­dra­tan­te, já que os po­ros têm mai­or ca­pa­ci­da­de de ab­sor­ver a fór­mu­la do pro­du­to.

Pa­ra evi­tar que a sua pe­le fi­que de­ma­si­a­do se­ca, uma das re­gras é não fi­car mui­to tem­po de­bai­xo do chu­vei­ro e não usar a água mui­to quen­te, pa­ra im­pe­dir que se "rou­be" a ca­ma­da de gor­du­ra que pro­te­ge a der­me.

Mas nem to­das as par­tes do cor­po ne­ces­si­tam do mes­mo ní­vel de hi­dra­ta­ção, uma vez que umas são mais se­cas (por exem­plo, os co­to­ve­los, os jo­e­lhos e cal­ca­nha­res), e ou­tras mais ole­o­sas (ros­to, bra­ços e zo­nas com pe­los).

Fa­ça da hi­dra­ta­ção da sua pe­le uma ro­ti­na diá­ria e apro­vei­te es­ses mo­men­tos pa­ra si e pa­ra se sen­tir mais bo­ni­ta. Aqui fi­cam al­gu­mas di­cas que a aju­da­rão a ter um cor­po mais ma­cio. Se achar o ri­tu­al com­ple­to de­ma­si­a­do de­mo­ra­do, en­tre­gue-se a ele pe­lo me­nos uma vez por se­ma­na. E de­li­ci­e­se com os re­sul­ta­dos.

ros­to

É uma pe­le mui­to sen­sí­vel que exi­ge cui­da­dos es­pe­cí­fi­cos diá­ri­os, des­de lim­pe­za, to­ni­fi­ca­ção e hi­dra­ta­ção - de ma­nhã e à noi­te. Ca­da pes­soa de­ve usar os pro­du­tos in­di­ca­dos pa­ra o seu ti­po de pe­le. E os cre­mes de ros­to nun­ca po­de­rão ser os mes­mos dos do cor­po.

Pes­co­ço

Os cre­mes do ros­to de­vem es­ten­der-se ao pes­co­ço. Pa­ra pre­ve­nir a fla­ci­dez e as ru­gas, a me­lhor for­ma de apli­car o pro­du­to é fa­zer mo­vi­men­tos pa­ra ci­ma na zo­na da pa­pa­da. Na zo­na do pes­co­ço, os mo­vi­men­tos de­vem ser fei­tos pa­ra bai­xo.

Sei­os

Se quer igual­men­te pre­ve­nir a fla­ci­dez dos sei­os, a me­lhor for­ma de es­pa­lhar o creme hi­dra­tan­te é apli­cá-lo em mo­vi­men­tos cir­cu­la­res, de den­tro pa­ra fo­ra.

Bar­ri­ga

Pa­ra ati­var os po­ros, apli­que o creme com mas­sa­gens su­a­ves no sen­ti­do dos pon­tei­ros do re­ló­gio na zo­na do um­bi­go e apli­que mais pres­são da cin­tu­ra até às an­cas.

ra­bo

A pe­le do bum­bum de­ve ser hi­dra­ta­da com mo­vi­men­tos cir­cu­la­res, de fo­ra pa­ra den­tro.

Per­nas

Apli­que hi­dra­tan­te par­tin­do do tor­no­ze­lo em di­re­ção ao jo­e­lho, de for­ma su­a­ve. Qu­an­do pas­sar o hi­dra­tan­te nas co­xas, de­ve fa­zê-lo com mais pres­são até às vi­ri­lhas.

Bra­ços

Os bra­ços de­vem ser mas­sa­ja­dos com o creme em mo­vi­men­tos lon­gos de ci­ma pa­ra bai­xo, mas por es­ta­rem mui­to ex­pos­tos po­dem pe­dir mais cui­da­dos. Os co­to­ve­los po­dem mes­mo exi­gir uma aten­ção re­do­bra­da, com um hi­dra­tan­te ou óleo mais for­te por se tra­tar de uma re­gião mais se­ca.

Pés

É uma da­que­las par­tes do cor­po que po­dem ser um ca­so sé­rio de hi­dra­ta­ção. Os cal­ca­nha­res são as áre­as mais se­cas e é fun­da­men­tal evi­tar que abram gre­tas. De­ve usar um creme es­pe­cí­fi­co pa­ra os pés.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.