O GLA­MOUR DA RI­VI­E­RA FRAN­CE­SA O char­me das vi­las me­di­e­vais

Super Fashion - - Viagens Bleifleesztayle -

As al­dei­as e vi­las me­di­e­vais são ou­tras das atra­ções da ri­vei­ra Fran­ce­sa. Saint Paul de ven­ce e Èze vil­la­ge são du­as das mais ca­rac­te­rís­ti­cas com as su­as ru­e­las es­trei­tas. em Èze vil­la­ge, os tu­ris­tas per­dem-se nas pe­que­nas ru­as, re­ple­tas de lo­jas de sou­ve­nirs e ga­le­ri­as de ar­te. Mas há mui­tas ter­ri­o­las do gé­ne­ro pa­ra co­nhe­cer, como vil­le­fran­ce-sur-Mer ou Cag­nes-sur-Mer, es­ta úl­ti­ma com um mu­seu de­di­ca­do a re­noir, que tan­to pin­tou es­ta pai­sa­gem de so­nho.

em fa­ma (e o pro­vei­to) de ser uma das re­giões mais lu­xu­o­sas e ca­ras do mun­do. Es­ten­de-se pelo li­to­ral fran­cês, a su­des­te, de­bru­ça­da so­bre o Me­di­ter­râ­neo até à fron­tei­ra com Itá­lia e é ter­ra de ci­ne­ma, de prín­ci­pes e prin­ce­sas. No fi­nal do sé­cu­lo XIX tor- nou-se o des­ti­no eu­ro­peu na mo­da, par­ti­cu­lar­men­te pa­ra os in­gle­ses. Oferece pai­sa­gens des­lum­bran­tes, com o ver­de dos pe­nhas­cos a con­tras­tar com o azul do mar e prai­as lin­dís­si­mas, al­gu­mas de pe­dri­nhas, que se tor­na­ram au­tên­ti­cos pos­tais com os seus cha­péus de sol às ris- qui­nhas azuis e bran­cas. A ar­qui­te­tu­ra, de fa­cha­das li­sas, dá-lhe outro to­que de cor: uma pa­le­ta de edi­fí­ci­os on­de so­bres­sa­em os tons ama­re­lo e la­ran­ja, os ocres, os ro­sas e azuis. Se a op­ção é um des­ti­no de gla­mour, a Cô­te d'Azur é mes­mo uma es­co­lha acer­ta­da.

O prin­ci­pa­do, que se tor­nou cé­le­bre com o ca­sa­men­to de Gra­ce Kelly com o prín­ci­pe rai­ni­er - e pos­te­ri­or­men­te com as his­tó­ri­as de amo­res, al­guns atri­bu­la­dos, das su­as fi­lhas Ca­ro­li­na e Stepha­nie - é uma pa­ra­gem obri­ga­tó­ria na ri­vei­ra Fran­ce­sa. A qua­li­da­de de vida dos seus ha­bi­tan­tes é óti­ma - o par­que au­to­mó­vel que cir­cu­la pe­las ru­as do prin­ci­pa­do mos­tra bem o poder de compra que por ali rei­na, tor­nan­do di­fí­cil a elei­ção do car­ro de lu­xo pre­fe­ri­do. e fa­lan­do de au­to­mó­veis é pre­ci­so lem­brar que as ru­as da ci­da­de aco­lhem um dos mais fa­mo­sos cir­cuí­tos de Fór­mu­la 1 do mun­do. Mas há tam­bém a ma­ri­na e os seus lu­xu­o­sos ia­tes que dei­xam o co­mum dos mor­tais de quei­xo caí­do. e quem quer gas­tar ou ga­nhar ain­da mais di­nhei­ro, po­de sem­pre des­lo­car-se ao fa­mo­so Ca­si­no de Mon­te Car­lo, tam­bém ele ce­ná­rio ci­ne­ma­to­grá­fi­co.

Mó­na­co, ter­ra de prin­ce­sas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.