FRI­DA KAH­LO UM ÍCO­NE POP

Super Fashion - - Moda / Tendências - POR MA­RIA SAN­TOS

as so­bran­ce­lhas car­re­ga­das, as flo­res na ca­be­ça, os ves­ti­dos e sai­as co­lo­ri­das e ex­tra­va­gan­tes e até o bu­ço. Fri­da Kah­lo mor­reu há 64 anos mas a sua ima­gem (e a sua obra) con­ti­nu­am a ins­pi­rar fashi­o­nis­tas e cri­a­do­res. Não há blog­ger de mo­da que não pu­bli­que um lo­ok com a ima­gem da pin­to­ra me­xi­ca­na es­tam­pa­da numa T-shirt ou num ves­ti­do. Mui­tos cri­a­do­res de mo­da de grif­fes de re­no­me se têm ins­pi­ra­do ao lon­go dos anos em Fri­da Kah­lo, na sua ima­gem e no seu es­ti­lo úni­co e ex­cên­tri­co. John Gal­li­a­no, Dolce & Gabbana, Ch­ris­ti­an La­croix, Ken­zo, Ale­xan­der McQu­e­en, Karl La­ger­feld, Mos­chi­no, Valentino, Gi­ven­chy, en­tre ou­tros, têm res­sus­ci­ta­do Fri­da Kah­lo nas pas­se­rel­les.

Fri­da Kah­lo pas­sou nos úl­ti­mos tem­pos a ser par­te in­te­gran­te da cul­tu­ra pop. Por exem­plo, La­na del Rey foi bus­car as co­ro­as de flo­res, os Cold Play de­ram o tí­tu­lo Vi­va La Vida a um dos seus tra­ba­lhos por cau­sa de um qua­dro de­la. Ma­don­na foi uma das "cul­pa­das" por es­ta ido­la­tria ao ter con­fes­sa­do que é a sua ar­tis­ta pre­fe­ri­da.

Fri­da Kah­lo ti­nha uma es­ti­lo mui­to pró­prio. Ves­tia-se com mui­ta cor, sai­as lon­gas e co­lo­ri­das, pa­ra es­con­der os seus de­fei­tos fí­si­cos. Te­ve po­li­o­mi­e­li­te e em jo­vem foi ví­ti­ma de um gra­ve aci­den­te en­tre dois au­to­car­ros que lhe pro­vo­ca­ram gra­ves le­sões. Por cau­sa dis­so, não con­se­guiu le­var uma úni­ca gra­vi­dez avan­te. Ca­sa­da com o fa­mo­so mu­ra­lis­ta me­xi­ca­no Di­e­go Ri­vei­ra, com quem vi­veu um re­la­ci­o­na­men­to con­tur­ba­do, te­ve en­tre os seus ami­gos Pa­blo Pi­cas­so, An­dré Bre­ton e Le­on Trotsky. Tan­to ela como Ri­vei­ra ti­nham re­la­ções ex­tra­con­ju­gais, ela com ho­mens e com mu­lhe­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.