Saú­de: Den­tes bo­ni­tos

Super Fashion - - Índice - POR MA­RIA SANTOS

Há ali­men­tos que dão saú­de aos den­tes e às gen­gi­vas e tor­nam o nos­so sorriso mais bo­ni­to. Mas não che­ga ter ape­nas cui­da­dos com a ali­men­ta­ção. A saú­de oral exi­ge o cum­pri­men­to de re­gras diá­ri­as de hi­gi­e­ne, o uso de fio den­tal e idas re­gu­la­res ao den­tis­ta

Lei­te

Be­ber lei­te (e seus de­ri­va­dos) é im­por­tan­te pa­ra aju­dar a for­ta­le­cer o de­sen­vol­vi­men­to dos nos­sos den­tes des­de cri­an­ças. Sen­do uma for­te fon­te de cál­cio, pro­teí­nas, fós­fo­ro e áci­do lác­ti­co tam­bém pro­te­ge a den­ti­ção das subs­tân­ci­as mais áci­das. Aju­da igual­men­te na re­gu­la­ção do PH.

Fi­bras

As fi­bras, além de lim­pa­rem o or­ga­nis­mo, fa­zem tam­bém uma lim­pe­za nos den­tes, sen­do fun­da­men­tal pa­ra evi­tar a for­ma­ção de pla­ca bac­te­ri­a­na. Al­guns ce­re­ais, co­mo aveia e gra­no­la, são riquís­si­mos em fi­bras; e fru­tas, co­mo amei­xa, ma­mão, fi­go, pês­se­go e aba­ca­xi, são tam­bém bo­as op­ções.

Pe­pi­no

A in­ges­tão de pe­pi­no é fun­da­men­tal pa­ra a boa saú­de da bo­ca, uma vez que aju­da à pro­du­ção de sa­li­va. A sa­li­va é in­dis­pen­sá­vel à hi­gi­e­ne bu­cal, lim­pan­do os den­tes na­tu­ral­men­te e re­mo­ven­do bac­té­ri­as.

Pas­sas

As pas­sas de uva sem se­men­tes aju­dam a pre­ve­nir a mul­ti­pli­ca­ção de bac­té­ri­as cau­sa­do­ras de cá­ri­es e do­en­ças pe­ri­o­don­tais. As pas­sas tam­bém pro­te­gem os den­tes da acu­mu­la­ção de pla­ca bac­te­ri­a­na e cá­ri­es.

Água

A água en­tra em to­das as re­co­men­da­ções pa­ra uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel. Quan­do se tra­ta da saú­de da bo­ca tam­bém não po­dia dei­xar de ser di­fe­ren­te, uma vez que aju­da na pro­du­ção de sa­li­va, eli­mi­na res­tos de ali­men­tos e man­tém o cor­po e a bo­ca hi­dra­ta­dos.

La­ran­ja

Es­te é um fru­to ri­co em vi­ta­mi­na C, o que faz de­le um ali­men­to es­sen­ci­al pa­ra aju­dar a pro­du­ção de co­lá­ge­no, uma for­te com­po­nen­te das gen­gi­vas. Daí ser in­di­ca­do no com­ba­te ao es­cor­bu­to. A la­ran­ja é, con­tu­do, tal co­mo ou­tros ali­men­tos ri­cos em vi­ta­mi­na C, co­mo o aba­ca­xi, bas­tan­te áci­da, o que po­de pre­ju­di­car o es­mal­te dos den­tes. A sua in­ges­tão traz, no en­tan­to, gran­des be­ne­fí­ci­os, uma vez que a vi­ta­mi­na C au­men­ta a imu­ni­da­de, além de ser um an­ti­o­xi­dan­te po­de­ro­so que dei­xa as gen­gi­vas for­tes e sau­dá­veis.

Ma­çã

A ma­çã é um fru­to ri­jo e ri­co em fi­bras e por is­so é um ali­men­to que le­va mais tem­po a ser mas­ti­ga­do. As­sim, quan­do es­tá a ser tri­tu­ra­da pe­los den­tes, pro­duz­se uma mai­or quan­ti­da­de de sa­li­va na bo­ca, o que au­men­ta a de­fe­sa con­tra mi­cror­ga­nis­mos.

Sal­mão e sar­di­nha

Os pei­xes ri­cos em gor­du­ra na­tu­ral e vi­ta­mi­na D, co­mo o sal­mão, a sar­di­nha e o atum são es­sen­ci­ais pa­ra que os den­tes (e os os­sos) pos­sam ab­sor­ver o cál­cio, tor­nan­do-os as­sim mais for­tes e sau­dá­veis.

Ovos

São mui­to ri­cos em vi­ta­mi­na D, o que é uma gran­de aju­da na fi­xa­ção do cál­cio nos den­tes e nos os­sos. No en­tan­to, pa­ra que es­sa me­ta­bo­li­za­ção re­sul­te, é im­por­tan­te uma ex­po­si­ção diá­ria ao sol en­tre 15 a 30 mi­nu­tos.

Qu­ei­jo

O qu­ei­jo é um ali­men­to mui­to ri­co em cál­cio. A sua gor­du­ra pos­sui uma pro­teí­na que age no es­mal­te do den­te, im­pe­din­do que se acu­mu­lem bac­té­ri­as, pre­ve­nin­do as­sim a for­ma­ção da pla­ca bac­te­ri­a­na e das cá­ri­es. A pro­teí­na ca­seí­na aju­da na re­pa­ra­ção do es­mal­te den­tá­rio e co­mer ape­nas um pe­da­ço au­men­ta a sa­li­va­ção, res­pon­sá­vel tam­bém por eli­mi­nar res­tos de ali­men­tos e neu­tra­li­zar o PH da bo­ca.

Mo­ran­go

Uma das pro­pri­e­da­des des­te fru­to é o áci­do má­li­co, que aju­da a apa­gar as man­chas dos den­tes. Ain­da pos­sui vi­ta­mi­na C, que au­xi­lia na for­ma­ção do co­lá­ge­no, no for­ta­le­ci­men­to da gen­gi­va e na eli­mi­na­ção do acú­mu­lo da pla­ca bac­te­ri­a­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.