Agora

Planeta habitável fica perto da Terra

Pesquisa acha gêmeo do nosso planeta com possíveis condições de vida, como água líquida e atmosfera

- (Agências)

Cientistas anunciaram ontem a descoberta de um planeta habitável orbitando a estrela mais próxima do nosso Sol, abrindo a tentadora perspectiv­a de uma exploração futura com sondas espa- ciais robóticas, segundo informaçõe­s da AFP.

Os resultados, baseados em dados recolhidos por 16 anos, foram relatados na revista científica “Nature”.

A “apenas” quatro anosluz do nosso sistema solar, o novo planeta, chamado de Proxima b, tem massa um pouco maior que a da Terra. O novo planeta orbita a cerca de 7 milhões de km de sua estrela, a anã vermelha Pro- xima Centauri —eles ficam no sistema Alpha Centauri.

Se estivesse a essa distância do nosso Sol, o novo planeta seria uma bola de fogo (estaria 8 vezes mais próximo que Mercúrio, por exemplo).

Mas Proxima b é habitável, dizem os cientistas, porque a anã vermelha queima a temperatur­a bem mais baixa que o Sol. Com isso, o planeta descoberto está em uma zona nem tão quente que faça a água evaporar, nem tão fria que a congele.

Modelos de computador também sugerem que Proxima b tenha outra condição essencial para a vida: atmosfera. Se tiver, a temperatur­a lá pode variar de -30 a 30˚C.

Mas, a uma distância de 1.400 anos-luz da Terra, ainda há pouca esperança de pisarmos no planeta em breve —pelo menos com a tecnologia atual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil