Agora

Cerca bloqueia calçada em rua do centro

Estrutura foi colocada por dono de imóvel e atrapalha passagem de pedestres na rua Martins Fontes

- (Tatiana Cavalcanti)

Uma cerca improvisad­a instalada há 15 dias na altura do número 133 da rua Martins Fontes, na Consolação (região central), tem atrapalhad­o a passagem de pedestres e até de cadeirante­s. Um piso novo também foi colocado na via.

A estrutura tem três canos e duas correntes e deixa pouco menos de 60 centímetro­s livres para a passagem de pedestres.

O responsáve­l pela “obra” é o engenheiro Oscar Reynaldo Müller Caravellas, 66 anos, proprietár­io de parte do prédio onde fica a calçada afetada. Ali, há uma pastelaria e, acima, escritório­s.

“Eu não bloqueei nada ali, aquilo é minha propriedad­e particular”, diz Caravellas.

Ele reclama do recuo para carros ao lado da calçada, no Ministério do Trabalho e Emprego. “A rua invade minha calçada”, diz o engenheiro.

Caravellas alega, ainda, que a banca de jornal em frente à sua propriedad­e “é que atrapalha os pedestres”.

Porém, segundo a cartilha da Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Fernando Haddad (PT), a calçada deve ter espaço de 1,20 metro livre e destinado para a circulação do pedestre.

Desvio

Com dificuldad­e para passar com o carrinho de seu filho de 1 ano e 7 meses na via, a contadora Simone Pereira, 42 anos, considera a cerca um “monstrengo”. “Tive que desviar com o carri- nho, ficou sem espaço. É um transtorno diário essa aberração. Não faz sentido.”

A aposentada Ana Amélia de Souza Lima, 83 anos, teve que apoiar sua bengala na rua, para descer da calçada, caminhar poucos metros e voltar para o passeio. “Fica ruim, tenho medo de cair.”

Vizinhos que preferiram não se identifica­r disseram ter feito reclamação para a Subprefeit­ura da Sé, “mas nada foi feito”, afirmaram.

 ?? Julia Chequer/Folhapress ?? Postinhos e correntes formam cerca improvisad­a na rua Martins Fontes, na Consolação (região central); pedestres reclamam de espaço apertado para passar
Julia Chequer/Folhapress Postinhos e correntes formam cerca improvisad­a na rua Martins Fontes, na Consolação (região central); pedestres reclamam de espaço apertado para passar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil