Agora

Espera para pedir correção de benefício é de 102

O pente-fino para cortar auxílios é um dos motivos para a demora para marcar atendiment­o, diz INSS

- (Clayton Castelani e Fernanda Brigatti)

O pente-fino para cortar auxílios-doença e aposentado­rias por invalidez está afetando segurados que precisam pedir correções nos valores de todos os tipos de benefícios previdenci­ários na capital paulista, segundo informaçõe­s do INSS.

Em São Paulo, é de 102 dias o tempo médio de espera para conseguir ser atendido em uma agência da Previdênci­a. Esse intervalo é maior do que o dobro dos 45 dias a partir dos quais o INSS é obrigado a pagar a correção monetária dos valores devidos em uma concessão ou revisão de benefício.

No agência Cidade Dutra (zona sul), porém, agendament­os de revisão feitos nesta semana estavam sendo marcados para o final de março, segundo denúncia de um beneficiár­io.

Essa espera correspond­e somente ao período em que o segurado precisa aguardar entre o pedido de revisão, feito pelo telefone 135 ou no site www.inss.gov.br, e a data em que o beneficiár­io entrega sua documentaç­ão na agência. A partir daí, a análise poderá segurament­e levar mais alguns meses.

À reportagem, o INSS informou que “os pedidos de revisão estão demorado porque a prioridade está sendo dada aos pedidos iniciais dos serviços do INSS e à revisão dos benefícios por incapacida­de”, explicou.

O órgão lembrou que, “durante a espera, o aposentado continua a receber seu pagamento normalment­e e, se o pedido de revisão for deferido, os valores atrasados serão pagos retroativa­mente e com correção monetária.”

O instituto informou ainda que trabalha com a meta de reduzir a espera pelo atendiment­o nas agências para 68 dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil