Agora

Gaviões

Fiel contou a história dos migrantes que deixam sua terra para tentar a vida na capital paulista

-

A Gaviões da Fiel levantou o público do Sambódromo do Anhembi cantando a história dos migrantes que deixam suas cidades para recomeçar a vida em São Paulo.

Com fantasias luxuosas e coloridas (com exceção da cor verde), a escola do Bom Retiro (região central) trouxe para avenida nordestino­s (os mais representa­dos), cariocas e os demais brasileiro­s que chegaram a Sampa e ajudaram a formar a cidade.

A comissão de frente representa­va um caminhão pau de arara, muito usado por famílias de migrantes nordestino­s para se mudarem para outros estados.

O abre-alas também trazia migrantes, representa­ndo a partida em busca de uma terra promissora —o Eldorado. No alto do carro, o símbolo da escola, o gavião, nas cores vermelho e preto, sobrevoava prédios, simbolizan­do capital paulista.

Na primeira parte do desfile, a maioria das alas, quase todas coreografa­das, fazia referência à dura viagem dos migrantes para São Paulo. A terceira alegoria lembrava a rodoviária do bairro da Luz (centro), na década de 1970. O carro tinha cem integrante­s da escola que se transforma­vam em RGs gigantes.

Já os ritmistas da bateria vieram de vaqueiros, exaltando o povo nordestino.

A penúltima ala trouxe in- tegrantes carregando guarda-chuvas em uma homenagem à terra da garoa.

Mesmo com 3.000 componente­s, a escola fez o desfile sem compromete­r a evolução, dentro do tempo previsto no regulament­o. “Tivemos o controle da parte técnica. Foi quase perfeito. Em um ano em que nossos seis carros queimaram em um incêndio, mostramos nossa garra e determinaç­ão nesse desfile”, disse Márcio Rodrigues de Souza, diretor da Gaviões da Fiel. Domingo, 26 de fevereiro de 2017

 ??  ?? Renatta Turuel, imperatriz da bateria
Renatta Turuel, imperatriz da bateria
 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ??
Rubens Cavallari/Folhapress
 ?? Alexandre Schneider/UOL ?? Destaque de chão da Gaviões da Fiel
Alexandre Schneider/UOL Destaque de chão da Gaviões da Fiel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil