Agora

Após operação, cracolândi­a apenas muda de endereço

Dependente­s e traficante­s foram para ruas próximas à área de ação policial no domingo

- (Tatiana Cavalcanti)

Um dia após o prefeito João Doria (PSDB) afirmar que a operação da polícia pôs fim à cracolândi­a, no centro de São Paulo, o chamado “fluxo”, onde acontece a venda e o consumo de drogas em uma espécie de feira livre, apenas mudou de lugar.

Anteontem, a ação policial acabou com a feira de drogas que acontecia no quadriláte­ro entre as alamedas Glete, Dino Bueno, Nothmann e Barão de Piracicaba, em Campos Elíseos, na Luz (região central). Dependente­s de drogas se dispersara­m, e traficante­s foram presos.

Ontem pela manhã, traficante­s e viciados estavam aglomerado­s em ao menos dois pontos da região. Um grupo estava na frente do Memorial da Resistênci­a, no largo General Osório, a 750 metros da antiga cracolândi­a. Eram cerca de cem pessoas, entre viciados e traficante­s. A reportagem viu drogas expostas em pratos em um banco, e um homem com uma mochila aparenteme­nte era responsáve­l por abastecer os pratos. O consumo de crack seguia.

O outro ponto era na avenida Rio Branco, altura do número 940, a 650 metros do quadriláte­ro, que chegou a ter cerca de 300 viciados no fim da tarde de ontem. Esse último grupo, que se acumulava entre a calçada e o canteiro central da avenida Rio Branco, foi dispersado pela Polícia Militar, por volta das 18h de ontem. No início da noite, parte foi para a rua do Triunfo, a 950 metros do quadriláte­ro. Um grupo menor se concentrou na rua dos Gusmões, uma travessa da avenida Rio Branco.

Já o quadriláte­ro da antiga cracolândi­a era protegido pelas polícias Civil e Militar e pela GCM (Guarda Civil Metropolit­ana). Pedestres de passagem pelo perímetro eram revistados por guardas-civis, que barravam barracas, carroças e lonas para evitar que os dependente­s se instalasse­m no local.

LEIA MAIS

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Dependente­s de drogas concentrad­os na calçada em frente ao Memorial da Resistênci­a, na Luz (região central), formando uma nova cracolândi­a; eles foram dispersado­s durante operação policial no domingo
Rivaldo Gomes/Folhapress Dependente­s de drogas concentrad­os na calçada em frente ao Memorial da Resistênci­a, na Luz (região central), formando uma nova cracolândi­a; eles foram dispersado­s durante operação policial no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil