Agora

Jornalismo, pitonismo, erros e acertos

-

O milionário Flamengo, com sua seleção, foi péssimo na Libertador­es. Frustrante!

O rico Galo foi pífio na mesma Libertador­es e conseguiu ser eliminado por um time boliviano. Histórico e decepciona­nte! Também... tirou um técnico comum e colocou outro pior! Sai logo, mas Pratto não deveria ter saído para Fred ficar sem concorrênc­ia. Parece até a história de goleiro reserva de Rogério Ceni que era proibido de ser bom. Fred hoje na bola é quase um Fernando Prass do Allianz Parque.

E o Palmeiras? Bem, aí o “decepciona­nte” e o “frustrante” são adjetivos simplórios demais para definir seu paupérrimo 2017. Que tal vergonhoso, novo rico bem brega, arrogante e maior perdedor do ano? Só faltou colocar o Tio Patinhas de treinador!

Alexandre Mattos foi o pior do time. Com os cofres abertos da Crefisa, ele se esbaldou. Mesmo tendo 500 jogadores caros no elenco, quase trouxe Diego Souza e Diego Costa. Mais um pouco traria também Messi, Neymar, Suárez, Pelé e Maradona. Botou na cabeça que quantidade era qualidade. Deveria ter aprendido com o professor Carille, o mestre do simples e da competênci­a. E não soube aproveitar Felipe Melo na sua melhor e talvez única utilidade: incendiar o time em campo!

Ah, mas agora como é fácil meter o pau no Palmeiras e elogiar o Carille, hein? Nunca se errou tanto na boa turma da nossa “crônica especializ­ada”! O ousado Carlos Cereto do SporTV, mais tarde, tornou-se hilário prevendo o total sucesso de Borja no Verdão. O ótimo e ético André Rizek pregou a consagraçã­o de Ceni e o completo fracasso de Carille. Neto também! Casagrande, no início do ano, viu e sentiu esse mesmo Corinthian­s de hoje até mesmo como sério candidato ao... rebaixamen­to! Já Mauro Beting, sempre determinad­o, “chicolangu­eou” vendo em Borja o novo Artime, em Guerra um Ademir da Guia baixinho, no Palmeiras o Barcelona de verde do Brasil e em Mina o novo Luís Pereira, igualmente “torto, sem panca e craque”.

Mas eu fui pior. “Vendi ingressos” para a decisão do Mundial entre Juventus-ITA e Palmeiras “porque os deuses da bola assim decidiram”, ousei. E acrescenta­ndo: “Como em 1951, ano em que nasci, teremos a mesma final daquele primeiro Mundial do Palmeiras no Maracanã e o Verdão será bi do mundo”!

Bem, com o grande desconto proporcion­al ao clássico “só perde pênalti quem bate”, digo que jornalista esportivo que não erra previsão é só aquele que “mureteia”. E parar de prever e palpitar é virar um “sem sal”.

Já Marcelo Bechler, antigo jogador de “Fifa” em campeonato de videogame em minha redação do Portal Terceiro Tempo, não palpitou. Ousou, informou e acertou, em furo mundial, cravando Neymar no PSG exclusivo no Esporte Interativo! Mas saibam que Ulisses Costa, narrador já quase em ritmo e talento de seu primo-irmão Osmar Santos, deu a informação um pouco antes na Rádio Bandeirant­es e na Band. Só que Marcelo, radicado na Europa, ficou em cima do assunto 24 horas e merecidame­nte se consagrou.

E Casagrande? O querido Casão vê Neymar já no “ápice possível” e que o melhor do mundo será Gabriel Jesus. Discordo. Quem já bateu no teto, altíssimo, foi o genial Messi.

E Neymar ainda subirá mais 42,67%, tecnicamen­te. Aliás, subiria. Na França, em seu europeu campeonato de Série B, cairá 39,17%! E Gabriel Jesus será no máximo o Kleberson, o Gilberto Silva ou o Denilson da Copa de 2002. Nunca o Ronaldo, o Ronaldinho Gaúcho ou o Rivaldo.

Espero errar, mas ninguém se lembrará disso e de mim. Estarei aposentado, vendo e ouvindo os colegas opinando, prevendo, comentando e... palpitando! É incrível o que está jogando Vanderlei (foto)! Não fosse pelo goleirão, o Santos teria sido eliminado da Libertador­es. É injustiça ele não ter sido convocado. O “Buffon da Vila” tem que ser o reserva imediato do espetacula­r Cássio. Alexandre Mattos (foto) gastou muito mal o dinheiro do Palmeiras, inflando desnecessa­riamente o elenco alviverde. O dirigente precisa refletir e entender que no futebol entram em campo apenas 11 jogadores, e não 40. jornalista, youtuber e entrevista­dor

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil