Des­pen­ca nú­me­ro de mul­tas por ter­re­nos mallc­cui­i­da­dos

Fo­ram re­gis­tra­das 3.025 in­fra­ções de ja­nei­ro a ju­lho, an­te 4.960 em igual pe­río­do de 2016

Agora - - Editorial - (Wil­li­am Car­do­so)

O nú­me­ro de mul­tas apli­ca­das pe­la Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo por fal­ta de con­ser­va­ção de ter­re­nos pri­va­dos a ca­pi­tal des­pen­cou nos pri­mei­ros se­te me­ses des­te ano em com­pa­ra­ção com igual pe­río­do de 2016.

Sob a ges­tão João Do­ria (PSDB), fo­ram apli­ca­das 3.025 mul­tas até ju­lho, an­te 4.960 no mes­mo pe­río­do de Fer­nan­do Had­dad (PT), uma que­da de 39%. Ter­re­nos bal­di­os e su­jos são fo­cos de ani­mais trans­mis­so­res de do­en­ças co­mo a den­gue. O va­lor da mul­ta é de R$ 5,69 por me­tro qua­dra­do.

O nú­me­ro de in­fra­ções de­tec­ta­das pe­la pre­fei­tu­ra tam­bém é bem me­nor do que o do iní­cio da ges­tão Had­dad. En­tre ja­nei­ro e ju­lho de 2013, fo­ram 4.250 mul­tas (a quan­ti­da­de atu­al é 28,8% me­nor). Os da­dos fo­ram ob­ti­dos pe­lo Ago­ra via Lei de Aces­so à In­for­ma­ção.

O en­ge­nhei­ro sa­ni­ta­ris­ta Jo­sé Edu­ar­do Ca­val­can­ti, do Ins­ti­tu­to de En­ge­nha­ria, afir­ma que um ter­re­no bal­dio é um pro­ble­ma pa­ra a saú­de pú­bli­ca. “Vi­ra bo­ta fo­ra pa­ra to­do ti­po de li­xo, des­de o or­gâ­ni­co até o da cons­tru­ção ci­vil. Em al­guns ca­sos, po­de até ser usa­do pa­ra des­car­te de pro­du­tos pe­ri­go­sos”, afir­ma.

Ca­val­can­ti tam­bém diz que o acú­mu­lo de água po­de fa­vo­re­cer a pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to da den­gue em pe­río­do de chu­va. “Uma ou­tra ques­tão é que a en­xur­ra­da de ter­re­nos su­jos au­men­ta tam­bém a po­lui­ção di­fu­sa (que se es­pa­lha pe­lo as­fal­to). Es­sa é uma das gran­des cau­sas da po­lui­ção dos ri­os”, diz.

Fun­ção so­ci­al

A pro­fes­so­ra e ur­ba­nis­ta Vi­vi­a­ne Ru­bio, da Uni­ver­si­da­de Pres­bi­te­ri­a­na Mac­ken­zie, afir­ma que ne­nhu­ma pro­pri­e­da­de ur­ba­na po­de fi­car sem uma fun­ção so­ci­al e que ca­be ao po­der pú­bli­co fis­ca­li­zar is­so. “A gen­te tem um pro­ble­ma de fis­ca­li­za­ção não só em São Pau­lo co­mo no Bra­sil to­do”, diz. Se­gun­do ela, há ter­re­nos que fi­cam aban­do­na­dos por cau­sa de dis­pu­tas ju­di­ci­ais. “Mui­tas ve­zes, o ter­re­no es­tá em um pro­ces­so de li­tí­gio.”

Ronny Santos/Fo­lha­press

Ter­re­no aban­do­na­do na rua Ben­ja­min Fer­rei­ra, no Man­da­qui (zo­na nor­te), que foi al­vo de re­cla­ma­ção de mo­ra­do­ra à pre­fei­tu­ra; nú­me­ro de mul­tas apli­ca­das pe­la ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal caiu 39% nes­te ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.