Juí­za é cen­su­ra­da após ex­pe­dir al­va­rás em SP

Agora - - Nas Ruas - (FSP)

A juí­za Ke­na­rik Bou­ji­ki­an Fe­lip­pe foi pro­ces­sa­da e con­de­na­da pe­lo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Es­ta­do de São Pau­lo (TJ-SP) de­pois de ex­pe­dir al­va­rá de sol­tu­ra de 11 pre­sos pro­vi­só­ri­os que, se­gun­do os au­tos, já ha­vi­am cum­pri­do su­as sen­ten­ças, mas ain­da es­ta­vam atrás das gra­des.

A pre­si­den­te do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ), mi- nis­tra Cár­men Lú­cia, evo­cou o ter­mo cen­su­ra du­ran­te ses­são que re­vo­gou, por 10 vo­tos con­tra 1, a san­ção apli­ca­da pe­lo TJ-SP à juí­za, iro­ni­ca­men­te cha­ma­da de “pe­na de cen­su­ra”, em que o juiz fi­ca im­pos­si­bi­li­ta­do de re­ce­ber pro­mo­ções.

“De­ter­mi­nei a ex­pe­di­ção de al­va­rá de sol­tu­ra clau­su­la­do pa­ra os ca­sos em que eu cons­ta­tei que o tem­po de pri­são do in­di­ví­duo já ti­nha de­cor­ri­do e não ti­nha in­for­ma­ção de sol­tu­ra. Não ti­nha ou­tra coi­sa à fa­zer, por­que man­ter uma pes­soa pre­sa nes­tas cir­cuns­tân­ci­as é uma ile­ga­li­da­de”, ale­ga a juí­za.

O Es­ta­do de São Pau­lo tem 130 mil va­gas pri­si­o­nais e 219 mil pre­sos. Des­tes, 15% são pro­vi­só­ri­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.