As­so­ci­a­ções cri­ti­cam pla­no de saú­de po­pu­lar

Ór­gãos de de­fe­sa do con­su­mi­dor ata­cam pro­pos­tas do go­ver­no de mu­dar le­gis­la­ção e cri­ar pla­nos po­pu­la­res

Agora - - Grana -

Uma po­lê­mi­ca ba­ta­lha que vem se ar­ras­tan­do em Brasília ain­da pro­me­te ge­rar mui­ta dis­cus­são: a re­vi­são na re­gu­la­men­ta­ção em tor­no dos pla­nos de saú­de. Os prin­ci­pais pon­tos do de­ba­te são a pre­ten­são do go­ver­no de mu­dar a atu­al le­gis­la­ção do se­tor e o lan­ça­men­to de pla­nos de saú­de po­pu­la­res, com pre­ços mais em con­ta, mas aten­di­men­to re­du­zi­do.

No úl­ti­mo dia 3, foi anun­ci­a­do um ma­ni­fes­to con­tra es­sas pro­pos­tas, as­si­na­do por 22 en­ti­da­des —ór­gãos de de­fe­sa do con­su­mi­dor, as­so­ci­a­ções mé­di­cas, De­fen­so­ria Pú­bli­ca e Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral dos Di­rei­tos do Ci­da­dão, en­tre ou­tras.

“Já es­tá ruim pa­ra o con­su­mi­dor e que­rem pi­o­rar mais. A so­ci­e­da­de pre­ci­sa se mo­bi­li­zar con­tra es­se re­tro­ces­so”, cri­ti­ca Paulo Miguel, pre­si­den­te da Pro­consB­ra­sil (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­cons) e di­re­tor-executivo do Pro­con (Fun­da­ção de Pro­te­ção e De­fe­sa do Con­su­mi­dor) de São Paulo. “Pe­ço à po­pu­la­ção que acom­pa­nhe a ques­tão, ve­ja co­mo ca­da po­lí­ti­co vai se po­si­ci­o­nar e, nas elei­ções do ano que vem, dê uma res­pos­ta nas ur­nas.”

Có­di­go de De­fe­sa

Pa­ra Lívia Co­e­lho, ad­vo­ga­da da Pro­tes­te (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de De­fe­sa do Con­su­mi­dor), há “mui­tos ab­sur­dos” na pro­pos­ta do go­ver­no. “Um de­les é a in­ten­ção de que o Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor não se­ja mais apli­ca­do aos pla­nos de saú­de”, afir­ma. “Outro pon­to gra­ve é qu­e­rer au­men­tar a men­sa­li­da­de do usuá­rio com 60 anos ou mais, o que vai con­tra o de­ver do Es­ta­do, que é ga­ran­tir o bem-es­tar e a saú­de da po­pu­la­ção.”

“Não há trans­pa­rên­cia do go­ver­no na con­du­ção des­se as­sun­to, que é de in­te­res­se da so­ci­e­da­de e pre­ci­sa­ria ser de­ba­ti­do aber­ta­men­te”, cri­ti­ca José Ses­te­lo, vi­ce-pre­si­den­te da Abras­co (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Saú­de Co­le­ti­va). “O go­ver­no pro­te­ge os in­te­res­ses econô­mi­cos das em­pre­sas quan­do, na ver­da­de, de­ve­ria ze­lar pe­la me­lho­ria nos ser­vi­ços de saú­de.” As­so­ci­a­ções de de­fe­sa do con­su­mi­dor são con­tra a im­plan­ta­ção do pla­no de saú­de po­pu­lar co­mo es­tá sen­do pro­pos­to. Ve­ja as prin­ci­pais crí­ti­cas:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.