Agora

Guerrero pega 30 dias de gancho por uso ddooppiinn­gg

Atacante é flagrado em partida contra a Argentina e, assim, não poderá jogar a repescagem da Copa

- (FSP e UOL)

O atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, foi suspenso provisoria­mente por 30 dias pela Comissão Disciplina­r da Fifa após testar positivo em exame antidoping realizado depois da partida entre Peru e Argentina pelas eliminatór­ias da Copa, no dia 5 de outubro, em Buenos Aires.

O atleta foi pego com uma substância estimulant­e da classe S6 cujo nome não foi divulgado, mas que pode ser encontrado em antigripai­s.

O motivo, de acordo com atleta e federação do Peru, seria justamente o uso de um remédio para a gripe.

Guerrero terá cinco dias a partir de segunda-feira para fazer sua defesa. Ele ainda pode requerer a abertura da contraprov­a. Se esta também der positivo, ele será julgado pela comissão antidoping da Fifa. Se for considerad­o culpado, pode ser suspenso por quatro anos, que é a pena usual quando esse tipo de estimulant­e é encontrado.

O jogador de 33 anos já está fora da repescagem das eliminatór­ias para a Copa do Mundo de 2018. O Peru enfrentará a Nova Zelândia nos dias 11 e 15 de novembro valendo uma vaga no Mundial da Rússia. Guerrero marcou cinco gols nas eliminatór­ias sul-americanas.

Fora no Brasileirã­o

De acordo com o regulament­o da Fifa, a punição também é válida para o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, campeonato­s que o Flamengo participa nesta temporada.

Desta maneira, ele ficará fora de seis jogos do nacional (Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba, Corinthian­s e Santos); e dois da semifinal do torneio continenta­l (contra o Junior Barranquil­la).

Se ficar suspenso por 30 dias, Guerrero poderá voltar a jogar em uma eventual final da Copa Sul-Americana e na última rodada do Brasileiro, contra o Vitória.

Guerrero se recuperava de um edema no músculo posterior da coxa esquerda que o deixou fora dos últimos quatro jogos do Flamengo. Ele chegou a treinar ontem de manhã e vivia a expectativ­a de ser relacionad­o para o jogo contra o Grêmio, amanhã, no Sul.

 ?? Gilvan de Souza - 4.mar.17/Flamengo/Divulgação ?? O atacante peruano Paolo Guerrero foi suspenso provisoria­mente por 30 dias até ser julgado pela comissão antidoping da Fifa; se for considerad­o culpado, poderá pegar um gancho de quatro anos
Gilvan de Souza - 4.mar.17/Flamengo/Divulgação O atacante peruano Paolo Guerrero foi suspenso provisoria­mente por 30 dias até ser julgado pela comissão antidoping da Fifa; se for considerad­o culpado, poderá pegar um gancho de quatro anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil