Agora

Brasileira eleita nos EUA vê vitória contra racismo

Margareth Shepard, ex-professora no interior de Goiás, ganhou a eleição para vereadora

- (FSP)

Menos de 600 votos fizeram história. Margareth Shepard, a primeira brasileira a conquistar um cargo eletivo nos EUA, enxerga sua campanha vitoriosa por uma das 11 cadeiras de vereador em Framingham, nos arredores de Boston, como parte da onda anti-Trump que varre os subúrbios do país.

“Minha vitória é a resposta da cidade a essa política racista que marginaliz­a as minorias e criminaliz­a os imigrantes”, diz Shepard. “Isso está conectado a essa dinâmica nacional.”

Ela fala do repúdio às políticas do presidente Donald Trump que se manifestou nas urnas nas eleições desta semana no país, entregando os governos de Nova Jersey e Virgínia à oposição com apoio decisivo de eleitores que vivem fora dos grandes centros.

Muitos deles são como os 6.000 moradores de seu distrito num subúrbio de 68 mil pessoas, grande parte delas imigrantes vindos do Brasil.

Shepard era professora no interior de Goiás quando o governo de Fernando Collor de Mello caiu em desgraça.

Em 1992, ela largou o trabalho e a atuação sindical, primeiro passo de sua dedicação à política, para tentar a sorte nos Estados Unidos, onde moravam suas primas.

“Eu vim para me alienar um pouco da política, descansar a cabeça”‘, lembra. “Acabei ficando e durante muitos anos não tive contato nem com o processo político daqui nem com o do Brasil.”

Em Framingham, onde estão 15 mil dos 350 mil brasileiro­s de Massachuse­tts, Shepard trabalhou como babá e faxineira até se casar com um americano —de quem depois se divorciou— e abrir uma empresa de serviços de limpeza.

 ?? Reprodução/Facebook ?? Margareth Shepard acabou eleita vereadora em Framingham, nos arredores de Boston, nos EUA
Reprodução/Facebook Margareth Shepard acabou eleita vereadora em Framingham, nos arredores de Boston, nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil