Agora

Risco de febre amarela fecha o 1º parque da zona llestte

8.000 pessoas que moram na região de Cangaíba terão de ser vacinadas nos próximos dias

-

O Parque Ecológico do Tietê, em Cangaíba (zona leste), foi fechado ontem por tempo indetermin­ado após um macaco que estava em tratamento no local morrer de febre amarela. A Secretaria Estadual de Saúde, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), disse que a medida é preventiva.

É o primeiro parque da zona leste fechado por causa do risco de febre amarela na capital. Outros 12 parques da zona norte já estão fechados.

O secretário Estadual da Saúde, David Uip, disse que 8.000 moradores do Jardim São Francisco e Jardim Piratining­a, em Cangaíba, serão vacinadas. A Secretaria da Saúde da gestão João Doria (PSDB) diz que a vacinação começa na próxima semana.

O parque fica às margens da rodovia Ayrton Senna, na várzea do rio, e recebe cerca de 4.000 pessoas por dia e 40 mil nos finais de semana.

Não há orientação da secretaria para fechar o Centro de Treinament­o do Corinthian­s e a USP Leste, que ficam próximos ao parque.

O macaco tinha sido eletrocuta­do em Cajamar (41 km de SP) e foi levado pela Polícia Ambiental para o centro de recuperaçã­o de animais silvestres do parque no dia 20 de outubro.

O Daee (Departamen­to de Águas e Energia Elétrica), que administra o parque, disse que o macaco ficou o tempo todo isolado em uma gaiola e morreu no dia 26 de outubro. Exames confirmara­m que ele tinha febre amarela.

O governo apura onde o animal foi infectado e vai monitorar macacos e os mosquitos que transmitem a doença na área.

Outras 19 cidades da Grande São Paulo também iniciarão campanha de vacinação, entre elas Osasco e Suzano.

Os parques estaduais Horto Florestal e da Cantareira, na zona norte, onde macacos foram achados mortos, também estão fechados. Devem reabrir em janeiro, diz Uip.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Guarda conversa com ciclista na entrada principal, fechada, do Parque Ecológico do Tietê, em Cangaíba (zona leste), ontem de manhã; macaco em tratamento no local morreu de febre amarela no dia 26 de outubro
Rivaldo Gomes/Folhapress Guarda conversa com ciclista na entrada principal, fechada, do Parque Ecológico do Tietê, em Cangaíba (zona leste), ontem de manhã; macaco em tratamento no local morreu de febre amarela no dia 26 de outubro
 ?? Moacyr Lopes Junior - 9.set.17/Folhapress ??
Moacyr Lopes Junior - 9.set.17/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil