Agora

Paulistano­s da classe C querem trocar bbaaiirrrr­oo

Viver onde há mais serviços e reduzir o tempo para chegar ao trabalho estão entre os principais atrativos

- (FSP)

Mais da metade (53%) dos paulistano­s da classe C gostariam de viver em outro bairro, mostra pesquisa do Datafolha. O número é o mais expressivo em comparação às classes A e B: 33% e 51%, respectiva­mente.

A pesquisa Datafolha ouviu 493 pessoas das classes A, B e C entre os dias 10 e 12 de agosto. O conceito de classes utilizado na pesquisa foi o Critério Brasil, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, classifica­ção feita com base na posse de bens.

Para o presidente do Conselho de Arquitetur­a e Urbanismo de São Paulo, Gilberto Belleza, o desejo de trocar de bairro acompanha a vontade dos moradores de reduzir o tempo de deslocamen­to até o trabalho e a busca por áreas com maior concentraç­ão de serviços.

Entre as regiões mais procuradas por quem deseja se mudar está o Rio Pequeno, na zona oeste de São Paulo, vizinho do Butantã e do Campus da USP. Há também e mpreendime­ntos que atraem a classe C na região entre a Barra Funda e o Bom Retiro, por exemplo.

“A tendência é que mais áreas da cidade passem a se verticaliz­ar para receber essas pessoas”, aponta Belleza.

Para ele, a metragem reduzida dos apartament­os não será um porém para paulistano­s que querem se mudar para áreas que consideram mais bem localizada­s. “A disponibil­idade de serviços tornará as áreas mais centrais da cidade atraentes, mesmo que os apartament­os sejam menores”, afirma o especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil