Agora

Marronzinh­os voltam a registrar multas no ttaallããoo

Uso de caneta e papel tem como motivo falta de renovação de contrato na área, de acordo com sindicato

-

Marronzinh­os estão desde ontem autuando motoristas com talão de papel porque a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não renovou contrato com empresa relacionad­a ao serviço, segundo sindicato da categoria.

A prática de multar com caneta e papel começou a ser abolida há mais de dez anos na capital. Em 2006 a CET já fazia testes para o novo talão eletrônico, que se consolidou no início desta década.

O Sindiviári­os (sindicato dos trabalhado­res em transporte de São Paulo) diz que a empresa responsáve­l pelo papel das impressora­s portáteis usadas pelos marronzinh­os suspendeu o fornecimen­to anteontem.

Agora, segundo a entidade, agentes de trânsito têm que anotar, com caneta, no talão, autuações como estacionam­ento proibido, transgress­ão à Zona Azul e desrespeit­o ao rodízio ou ao farol.

Consequent­emente, motoristas passarão a encontrar, em veículos multados, fichas com dados preenchido­s à mão. Segundo o sindicato, o tempo de processame­nto da infração na CET deve aumentar para até quatro dias. Pelo meio eletrônico, esse tempo era menor que um dia.

Para o presidente do sindicato, Reno Ale, apesar da mudança, “os profission­ais estão habituados com as duas formas de trabalhar”.

Em setembro, a gestão Doria anunciou que, por mais segurança no trânsito”, iria orientar agentes a multar mais uso de celular, falta de seta e desrespeit­o a ciclistas, a pedestres e a semáforos.

Resposta

Questionad­a sobre o caso (detalhes do contrato, quais multas estão envolvidas e se haverá nova licitação), a gestão Doria respondeu assim: “A forma de registro das infrações de trânsito não interfere na rotina de trabalho dos agentes de trânsito. A fiscalizaç­ão continua sendo feita normalment­e”.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Marronzinh­o coloca talão de multa, preenchido à mão, em veículo estacionad­o em local proibido, no Terminal Parque Dom Pedro 2º (região central), ontem
Robson Ventura/Folhapress Marronzinh­o coloca talão de multa, preenchido à mão, em veículo estacionad­o em local proibido, no Terminal Parque Dom Pedro 2º (região central), ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil